Gaudium news > Igreja nos EUA prepara calendário para viver a Quaresma

Igreja nos EUA prepara calendário para viver a Quaresma

Estados Unidos – Washington (Quinta-feira, 21-02-2019, Gaudium Press) No próximo dia 06 de março, com a Quarta-feira de Cinzas, a Igreja inicia a Quaresma, tempo litúrgico que convida os católicos a intensificar a oração, o jejum e a esmola. Em preparação a este tempo, a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, sua sigla em inglês), colocou à disposição uma série de recursos para ajudar a viver os 40 dias prévios à Páscoa da Ressurreição.

Um desses recursos é o Calendário de Quaresma que todos os anos prepara o organismo eclesial, no qual se convida, desde o dia 06 de março até 21 de abril -Domingo de Páscoa-, a intensificar a oração, o jejum e a caridade diante de uma das festas mais importantes do ano para a Igreja Católica, que é justamente a Páscoa.

Igreja nos EUA prepara calenda?rio para viver a Quaresma.png

Cada dia, marcado no calendário, se convidará os batizados a uma ação específica para a vivência da Quaresma intensificando o tempo da oração desde a reflexão das Sagradas Escrituras, assim como a penitência e a abstinência; e a prática da esmola como expressão de caridade aos mais necessitados.

Além disso, se anima aos católicos a ver na confissão sacramental uma parte importante para a vida espiritual, sobretudo durante a Quaresma, e difundir em paróquias, comunidades e famílias a declaração dos Bispos dos Estados Unidos intitulada ‘God´s Gift of Forgiveness’ -‘O presente de Deus do perdão’-, e que fala sobre a Penitência e Reconciliação.

Além disso, se disponibilizou um recurso para ajudar as pessoas que não se confessam há algum tempo, para que redescubram este sacramento.

A USCCB, recorda ainda que durante a Quaresma os batizados “são chamados a renovar seu compromisso batismal”, e outras pessoas se preparam para o Batismo mediante o Rito da Iniciação Cristã para Adultos; sendo “um período de aprendizagem e discernimento para as pessoas que declararam seu desejo de converter-se em católicos”.

Assinalam, ainda, que a chave para observar as práticas quaresmais da oração, do jejum e da esmola, convocam a reconhecer seu vínculo com a renovação batismal, já que “somos chamados não apenas a abster-nos do pecado durante a Quaresma, mas a verdadeira conversão de nossos corações e mentes como seguidores de Cristo”.

“Recordamos aquelas águas nas quais fomos batizados na morte de Cristo, em que morremos ao pecado e ao mal, e começamos uma nova vida em Cristo”, acrescenta a USCCB.

Nos recursos se inclui, ainda, a Mensagem do Santo Padre para a Quaresma, uma explicação das práticas de penitência, orações para este tempo litúrgico, vídeos, uma lista dos Santos da Quaresma, maneiras de evangelizar em preparação à Páscoa da Ressurreição, as estações da Cruz, entre outros. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas