Gaudium news > Francisco fará consulta mundial sobre nova Constituição da Cúria Romana

Francisco fará consulta mundial sobre nova Constituição da Cúria Romana

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 20-02-2019, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé informou nesta quarta-feira, 20 de fevereiro que o Papa Francisco vai promover uma consulta mundial a Conferências Episcopais, representantes das Igrejas Orientes, de Institutos Religiosas e Universidades pontifícias sobre a nova Constituição para a Cúria Romana.

CONSULTA A ARDEAIS.jpg

O anúncio foi feito no Vaticano, após uma reunião de três dias entre o pontífice e o seu Conselho consultivo de cardeais.

Segundo a Sala Stampa, a decisão de Francisco quer ser um sinal da “sinodalidade” que o Papa deseja imprimir no interior da Igreja Católica.

Nova Constituição Apostólica para a Cúria Romana

O conselho consultivo de cardeais criado pelo Papa em 2013 entregou em setembro de 2018 a sua proposta para uma nova Constituição Apostólica para a Cúria Romana.

O documento que regulamenta atualmente os organismos centrais de governo da Igreja Católica é a constituição ‘Pastor Bonus’, assinada por São João Paulo II a 28 de junho de 1988.

O esboço da nova constituição tem como título ‘Praedicate evangelium’ (Pregai o Evangelho) e vai ser submetida agora a uma consulta global.

O Papa, com os seis cardeais que constituem atualmente o conselho, ouviu ainda o padre Federico Lombardi, moderador do encontro sobre a proteção de menores na Igreja, que se inicia na quinta-feira.

A Santa Sé informa que foi “sublinhada fortemente a importância deste evento no caminho do compromisso que quer tornar a Igreja, cada vez mais, uma casa segura para as crianças e os adolescentes”.

A próxima reunião do Conselho de cardeais será realizada de 8 a 10 de abril. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas