Gaudium news > Papa Francisco visitará o Capitólio de Roma

Papa Francisco visitará o Capitólio de Roma

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 18-02-2019, Gaudium Press) No próximo dia 26 de fevereiro, uma terça-feira, o Papa Francisco deverá dirigir-se até o Capitólio da cidade de Roma (Itália) para uma visita quando, então, encontra-se com membros da Câmara Municipal da capital italiana.

A notícia foi transmitida pelo diretor interino da sala de imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, que ainda informou: o Papa Francisco “acolhendo o convite formulado pela prefeita de Roma, vai ao Capitólio na terça-feira, 26 de março, para se encontrar com (os membros da) Câmara Municipal”.

O Papa Francisco deverá ser o quarto pontífice a ir ao Capitólio depois das visitas que fizeram Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.

O Capitólio de Roma

Capitólio, vem do latim Capitolium.
O Capitólio de Roma é lima das sete colinas que circundam a cidade e o local onde Rômulo, um dos fundadores da Cidade Eterna, construiu uma casa para morar.

Ali estava localizado um famoso templo dedicado a Júpiter Capitolino, suprema divindade da cidade, fazendo com que o mesmo nome, “capitólio”, passasse a significar o templo principal de qual de qualquer colônia romana.

Era ao Capitólio que vinham convidados e comandantes militares vitoriosos quando conquistavam a honra do triunfo.

Hoje, o Capitólio é a sede da Prefeitura de Roma.

O termo Capitólio acabou por assumir também um significado genérico para a sede de um governo, de um presidente, de um parlamento ou de uma câmara municipal.

A palavra está agora intimamente ligada a “centro do poder”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas