Gaudium news > Festa litúrgica dos Pastorinhos de Fátima: 20 de fevereiro

Festa litúrgica dos Pastorinhos de Fátima: 20 de fevereiro

Fátima – Portugal (Segunda-feira, 11-02-2019, Gaudium Press) A festa litúrgica dos Pastorinhos de Fátima, os santos Francisco e Jacinta Marto, será no dia 20 de fevereiro.

Festa litúrgica dos Pastorinhos de Fátima20 de fevereiro32_n.jpg

Para assinalar a data, as celebrações no Santuário de Fátima têm início no dia 17 com o V Concerto evocativo dos Pastorinhos de Fátima , na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, às 15h30, com o grupo “Nova Era” Vocal Ensemble.

No dia 19 realiza-se uma Vigília, com Rosário, procissão de velas e veneração dos Santos nos seus túmulos (Capelinha e Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima)

A Festa prossegue no dia 20, às 10h00, com Rosário, na Capelinha das Aparições; às 10h45 realiza-se a Procissão com os ícones dos Santos Francisco e Jacinta até à Basílica da Santíssima Trindade, onde decorrerá a partir das 11h00 a Eucaristia. Às 14:00 realiza-se um Encontro com as crianças na Basílica da Santíssima Trindade e às 17h30 serão celebradas as Vésperas, também na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Oficina Pastoral

Embora não esteja integrada nas celebrações festivas, mas refere-se aos Santos Pastorinhos, a Escola do Santuário organiza no próximo fim de semana a primeira Oficina Pastoral intitulada “Francisco e Jacinta na catequese da infância”, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.

O itinerário temático tomará o acontecimento das aparições e as vidas e perfis de espiritualidade e santidade do Francisco e da Jacinta como motivos de ‘experiência humana’, ‘Palavra de Deus’ e ‘expressão de fé’.

Neste percurso procurar-se-á, assim, ler a espiritualidade e a santidade dos Pastorinhos (dimensão de fé) como expressão e concretização de vidas (experiência humana) transformadas pelo encontro e pela relação com Deus (Palavra).

Este caminho preparatório permitirá a criação de propostas concretas para a catequese da infância – como subsídios para a oração ou a celebração dos sacramentos, para a peregrinação a Fátima e em Fátima, entre outros – a partir da riqueza das vidas de Francisco e de Jacinta, candeias que Deus acendeu para alumiar a humanidade e exemplos da resposta que a humanidade, como afirmou o Papa São João Paulo II.

As oficinas visam aprofundar o conhecimento do acontecimento e do significado do fenómeno Fátima; descobrir São Francisco e Santa Jacinta Marto; conhecer as suas biografias e a especificidade do itinerário espiritual de cada um; aprofundar o seu potencial pedagógico-catequético; aplicar o exemplo de São Francisco à educação para o silêncio; aplicar o exemplo de Santa Jacinta à educação para o sentido do outro e elaborar propostas/subsídios para a catequese da infância a partir desses exemplos.

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações Boletim Santuário de Fátima)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas