Gaudium news > Missa em casa durante a quarentena: como se preparar?

Missa em casa durante a quarentena: como se preparar?

Redação (Segunda-feira, 23-03-2020, Gaudium Press) Seguindo as orientações das autoridades, como forma de se prevenir contra a pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, Dioceses brasileiras têm dispensado os fiéis do preceito dominical, determinando que os seus respectivos sacerdotes celebrem a Santa Missa de forma privada.

Para não deixar os fiéis sem participar da Celebração Eucarística, muitas Dioceses optaram por transmitir a Missa pela internet ou por emissoras de televisão de inspiração católicas.

De acordo com informações publicadas no website da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 33 Arquidioceses, 82 Dioceses, 2 Prelazias e a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey já suspenderam as missas com público.

Santa Missa transmitida pela internet e televisão

Para não deixar os fiéis católicos sem participar da Celebração Eucarística, muitas dessas Paróquias e Dioceses optaram por transmitir a Santa Missa pela internet ou por emissoras de televisão de inspiração católicas.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, Padre Leonardo José Pinheiro, ressalta que as Missas transmitidas via streaming, “se tornam instrumentos eficazes de ‘reunir’ todos, cada um em suas casas, sobretudo os idosos, em torno da Palavra de Deus”.

O sacerdote recordou ainda que uma forma de estar em oração e em sintonia com a Igreja é através da meditação da Liturgia Diária sozinho ou em família. Neste Tempo da Quaresma, além da liturgia do dia, é possível intensificar a leitura e meditação da Palavra de Deus, o terço e a Via Sacra.

Como se preparar para a Missa durante a quarentena

O website da CNBB também apresenta algumas sugestões para orientar os fiéis católicos a se prepararem para as celebrações à distância, transmitidas pela internet ou pela TV.

A primeira das sugestões é preparar a mente, tomando consciência de que essa não é uma transmissão qualquer, mas a da Santa Missa. Além disso, os fiéis são aconselhados a preparem o espírito entrando no clima como se estivessem entrando no interior do templo.

Também se recomenda que se prepare o corpo e a casa, de forma que o exterior corresponda ao interior. Portanto, se orienta que os trajes sejam dignos e a casa esteja em um ambiente celebrativo “toalha na mesa, uma vela, o crucifixo, a Bíblia aberta”.

Também se sugere que se reúna a família para orar em conjunto sem “barulho, distrações ou conversas paralelas”. Além disso, também são aconselhados a participar ativa e efetivamente, respondendo e cantando juntos durante a transmissão.

Por fim, se recomenda que a Liturgia da Palavra seja acompanhada com o coração aberto e a Liturgia Eucarística com atenção e respeito, ajoelhando-se na consagração, adorando o Senhor com piedade e realizando a comunhão espiritual.

“Todos são chamados, mesmo não comungando concretamente como fariam se estivessem nas celebrações, a fazer sua comunhão espiritual, isto é, no momento da comunhão em suas casas unirem seu coração com toda a igreja cultivando no coração o desejo de estar recebendo o corpo do Senhor e juntando sua prece às preces de toda a Igreja, sobretudo para que se supere logo este momento da pandemia que estamos enfrentando. Estaremos assim unidos pela força da fé e pelas ondas dos meios de comunicação”, orienta o assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas