Gaudium news > O que faz a Caritas italiana em tempo de coronavírus

O que faz a Caritas italiana em tempo de coronavírus

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 19-03-2020, Gaudium Press) Acolhendo sugestão do Papa, as Caritas das dioceses italianas propuseram um plano de ação dentro da situação atual de emergência decorrente da pandemia do coronavírus.

Ajuda os anciãos, acolhe os sem-teto, dá conforto espiritual e apoio econômico, reza o terço em todas as casas.

Ajuda aos anciãos e acolhimento aos sem-teto

Um comunicado difundido na quarta-feira (18/03) explica que já foram ativados serviços domiciliares de entrega de gêneros de primeira necessidade, como alimentos e medicamentos, para ir ao encontro das pessoas anciãs.

Foram promovidos nas dioceses meios para entrar em contato com quem se encontra sozinho.

Além disso, as Caritas ativaram novas estruturas de acolhimento para os sem-teto a fim de reduzir ajuntamentos e evitar aglomerações. Foram dadas maior atenção aos que estão vivendo há mais tempo em estruturas provisórias. Este é o caso das populações do centro da Itália atingidas por terremotos.

Oferecer conforto espiritual e apoio econômico

As Caritas diocesanas da Itália têm procurado conseguir alojamento para os inúmeros enfermeiros e médicos que estão se transferindo do sul para o norte da Itália a fim de ajudar as regiões mais atingidas pelo Covid-19.

Além da ajuda material indispensável, o comunicado das Caritas informa que não tem sido esquecido o conforto espiritual e psicológico para aqueles que não puderam estar ao lado e assistir seus entes queridos no momento derradeiro de suas vidas.

Não tem faltado apoio espiritual também para aqueles agentes profissionais e voluntários que viveram o drama dos doentes por eles assistidos. Ainda nesse sentido, a Caritas tem-se feito presente com apoio econômico a quem não pôde enfrentar as despesas funerárias.

Em relação à escola, o comunicado da organização pede uma atenção àquelas famílias com filhos que têm dificuldade com a didática à distância.

Oração do Terço em todas as casas

Como não poderia deixar de ser promovido em uma entidade católica, não falta acompanhamento espiritual nestas semanas em que a comunidade eclesial se encontra impossibilitada de reunir-se para celebrar a Eucaristia.

A Caritas italiana aderiu à iniciativa da Conferência Episcopal Italiana (CEI) de rezar o Terço, às 21 horas em cada casa, nesta quinta-feira, festa de São José. (ARM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas