Gaudium news > Papa Francisco presidirá Solenidade de São Pedro e São Paulo no Vaticano

Papa Francisco presidirá Solenidade de São Pedro e São Paulo no Vaticano

Na ocasião, o Pontífice realizará a imposição do Pálio aos novos Arcebispos Metropolitanos nomeados por ele ao longo do ano.

Papa Francisco presidira Solenidade de Sao Pedro e Sao Paulo no Vaticano

Foto: Vatican News.

Cidade do Vaticano (05/06/2023 12:08, Gaudium Press) No próximo dia 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco presidirá uma Celebração Eucarística na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Papa abencoa os palios dos novos Arcebispos Metropolitanos 3

Foto: Vatican Media.

Imposição do Pálio

Durante a cerimônia, que está marcada para ser iniciada às 9h30 (horário de Roma), o Pontífice realizará também a imposição do Pálio aos novos Arcebispos Metropolitanos de todo o mundo, nomeados por ele ao longo do ano.

Dentre os Arcebispos que, na ocasião, receberão a insígnia das mãos do Papa Francisco estão dois brasileiros: Dom Juarez Souza da Silva, Arcebispo de Teresina (Piauí); e Dom José Carlos de Souza Campos, Arcebispo de Montes Claros (MG).

Papa abencoara palios de Arcebispos metropolitanos na Solenidade de Sao Pedro e Sao Paulo 1

O que é o Pálio e qual o seu significado?

O Pálio é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, que consiste numa faixa de tecido de lã branca que é colocada sobre os ombros dos Arcebispos, recordando a unidade com o sucessor de Pedro. O termo vem da palavra latina “pallium” que significa “manto de lã”.

Ele representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez ‘o Bom Pastor’, Nosso Senhor Jesus Cristo, com a ovelha perdida. Ou seja, Palio é a representação simbólica da missão pastoral do Bispo. O Pálio representa também uma das prerrogativas dos Arcebispos Metropolitanos: é o símbolo de jurisdição a eles outorgada, estando em comunhão com a Santa Sé.

O Pálio é feito de lã, significando a aspereza da repreensão aos rebeldes. Já a sua cor branca representa a benevolência para com os humildes e penitentes. Quatro cruzes, localizadas na parte dianteira, atrás, à direita e à esquerda, simbolizam a vida, a ciência, a doutrina e o poder que o Bispo deve possuir. Além disso, também recordam as quatro virtudes cardeais. Como símbolo da Fé na paixão de Cristo, as mesmas são tingidas de púrpura. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas