Gaudium news > Papa eleva Diocese de Las Vegas dos EUA ao status de Arquidiocese

Papa eleva Diocese de Las Vegas dos EUA ao status de Arquidiocese

A cerimônia de posse do novo Arcebispo está marcada para o dia 2 de outubro no Santuário do Santíssimo Redentor em Las Vegas.

Papa eleva Diocese de Las Vegas dos EUA ao status de Arquidiocese

Foto: Pixabay/nockewell1.

Estados Unidos – Las Vegas (31/05/2023 16:45, Gaudium Press) A cidade de Las Vegas, mundialmente conhecida por seus cassinos, foi elevada pelo Papa Francisco do status de Diocese para Arquidiocese, tendo como seus territórios sufragâneos as Dioceses de Reno e Salt Lake City.

Crescimento e vibração da Fé local

Segundo comunicado feito pelo Departamento de Imprensa do Vaticano, o Santo Padre nomeou Dom George Leo Thomas, como primeiro Arcebispo de Las Vegas. O prelado explicou que Francisco sentiu a necessidade de uma nova província eclesiástica no oeste dos Estados Unidos.

Dom George Leo Thomas afirmou estar profundamente honrado pelo significativo reconhecimento. “Há vinte e oito anos, Las Vegas tornou-se uma Diocese e agora, em 30 de maio, uma Arquidiocese. Isso mostra o tremendo crescimento e vibração da Fé local e o compromisso das mulheres e homens que servem na liderança, incluindo nossos sacerdotes”.

Imposição do pálio

Ordenado Bispo no ano 2000, Dom Thomas foi nomeado o terceiro Bispo de Las Vegas em 2018. Agora ele deverá visitar a Santa Sé para receber o pálio, vestimenta de lã usada sobre os ombros como sinal de autoridade, das mãos do Papa Francisco. A cerimônia de investidura do pálio ocorre todos os anos no dia 29 de junho, festa de São Pedro e São Paulo.

A cerimônia de posse do novo Arcebispo está marcada para o dia 2 de outubro no Santuário do Santíssimo Redentor em Las Vegas. Na ocasião, o Núncio Apostólico Dom Christophe Pierre investirá o pálio no Arcebispo George Leo Thomas. A nova Arquidiocese possui 750 mil católicos, já a nova província eclesiástica conta com mais de 1 milhão. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas