Gaudium news > Papa entrega prêmio Paulo VI ao presidente da Itália

Papa entrega prêmio Paulo VI ao presidente da Itália

O Papa Francisco entregou ao presidente italiano, Sergio Mattarella, o prêmio internacional Paulo VI

552px Paulus VI by Fotografia Felici 1969

Paulo VI. Créditos: Felici. Fonte: Wikipedia.

Redação (29/05/2023, 11:00 Gaudium Press) Nesta segunda-feira, 29 de maio, na festa de São Paulo VI, o Papa Francisco entregou o prêmio internacional Paulo VI ao presidente da República Italiana, Sergio Mattarella.

A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na Sala Clementina do Vaticano. Em seu discurso, Francisco lembrou a importância de Paulo VI durante o Concílio Vaticano II, o qual entre outros assuntos, enfatizou a importância dos leigos na vida da Igreja.

O Papa continuou seu discurso explicando que para Paulo VI uma das ocupações mais importantes dos leigos é a política: “a forma mais alta de caridade” que se traduz com a palavra “serviço”.

Francisco recordou uma afirmação de São Paulo VI sobre as autoridades públicas. Todos os que detém o poder devem considerar-se “como servos de seus compatriotas, com o desinteresse e a integridade condizentes com seu alto cargo.”

Em seguida, o Papa falou sobre a dificuldade em servir os outros e sobre a advertência de Nosso Senhor: “aquele que quer tornar-se grande torna-se o servidor de todos”.

384px Sergio Mattarella Presidente della Repubblica Italiana

Sergio Mattarella

A entrega do prêmio ao presidente Sergio Mattarella é uma ocasião para celebrar o valor da dignidade do serviço, explicou o Papa Francisco. Se dirigindo pessoalmente ao presidente, o Papa recordou como o chefe de estado renunciou à aposentadoria para começar um novo mandato presidencial à serviço da nação italiana.

Contudo o serviço só é completo quando acompanhado de responsabilidade, declarou o Papa. Para Francisco a responsabilidade é a capacidade de oferecer respostas conforme o compromisso assumido. Se dirigindo, uma vez mais, ao presidente italiano, o Papa explicou que muitas vezes Sergio Mattarella através do exemplo e das palavras recordou esta atitude de responsabilidade.

O Papa terminou o discurso agradecendo a oportunidade de entregar o prêmio fazendo-se assim um instrumento de gratidão em nome de todos os que veem em Sergio Mattarella “um professor, mas sobretudo uma testemunha de serviço e responsabilidade coerente e cortês”.

O Prêmio Internacional Paulo VI, estabelecido em 1979 pelo Instituto homônimo em memória do Papa Montini, é concedido a indivíduos ou instituições que, através de seus estudos e trabalhos, contribuem significativamente para o desenvolvimento do sentido religioso em todo o mundo. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas