Gaudium news > Seminário do Rio de Janeiro celebra centenário de reabertura

Seminário do Rio de Janeiro celebra centenário de reabertura

Considerado como a primeira casa de formação Diocesana para sacerdotes do Brasil, o Seminário Arquidiocesano de São José foi fechado em 1908, sendo reaberto em 1924.

Seminario do Rio de Janeiro celebra centenario de reabertura

Foto: Divulgação.

Rio de Janeiro (26/05/2023 16:37, Gaudium Press) O Seminário Arquidiocesano de São José está se preparando para celebrar os 100 anos de sua reabertura. Fundado no ano de 1739, ele até hoje é considerado como a primeira casa de formação Diocesana para sacerdotes do Brasil.

Uma história centenária

Ao longo de sua centenária história, este seminário formou inúmeros sacerdotes para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, acumulando inúmeras histórias de perseverança, virtude e confiança na Providência Divina.

Por motivo de força maior, o Seminário Arquidiocesano de São José foi fechado no ano de 1908, sendo reaberto apenas em 1924 na Ilha de Paquetá. Mais tarde ele se instalou no bairro do Rio Comprido, onde permanece até os dias atuais.

Celebrações jubilares

Na última quinta-feira, 25 de maio, através de uma cerimônia celebrada na Igreja de Santana, localizada no centro da capital fluminense, foram acolhidos o novo reitor do seminário, Cônego Jorge André, e os demais formadores que integrarão sua equipe.

Para as celebrações pelos cem anos, que serão comemorados em maio de 2024, pretende-se reunir o máximo possível de ex-alunos, Bispos, sacerdotes, diáconos e leigos. Além disso, um selo comemorativo foi criado para marcar este histórico momento. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas