Gaudium news > Presidente da Ucrânia é recebido pelo Papa Francisco no Vaticano

Presidente da Ucrânia é recebido pelo Papa Francisco no Vaticano

Com duração de 40 minutos, este foi o primeiro encontro do pontífice com o governante ucraniano desde o início da guerra.

Presidente da Ucrania e recebido pelo Papa Francisco no Vaticano 1

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Cidade do Vaticano (15/05/2023 10:03, Gaudium Press) Na tarde do último sábado, 13, o presidente da Ucrânia Volodomir Zelensky foi recebido pelo Papa Francisco no Vaticano. Com duração de 40 minutos, este foi o primeiro encontro do pontífice com o governante ucraniano desde o início da guerra.

Presidente da Ucrania e recebido pelo Papa Francisco no Vaticano 2

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Papa assegurou suas orações pela paz

Apoiado em sua bengala, Francisco recebeu Zelensky na antessala da Sala Paulo VI, agradecendo pela tão aguardada visita. Durante o encontro o Santo Padre “assegurou suas constantes orações, testemunhadas por seus muitos apelos públicos e contínua invocação ao Senhor pela paz”.

Ambos concordaram com a necessidade de esforços humanitários em apoio à população. Francisco ressaltou ainda a urgente realização de “gestos de humanidade” em relação às pessoas mais frágeis, vítimas inocentes do conflito”.

Presidente da Ucrania e recebido pelo Papa Francisco no Vaticano 3

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Troca de presentes

No final do encontro foi realizada uma troca de presentes. Dentre as lembranças ofertadas pelo Papa estão: uma pequena escultura representando um ramo de oliveira, símbolo da paz; a Mensagem para o Dia da Paz deste ano; o documento sobre a fraternidade humana; o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela LEV; e o livro “Uma Encíclica sobre a Paz na Ucrânia”.

Já Volodomir Zelensky presenteou Francisco com um ícone de Nossa Senhora pintado sobre os restos de um colete à prova de balas e um quadro intitulado “Perda”, sobre o assassinato de crianças durante o conflito.

Presidente da Ucrania e recebido pelo Papa Francisco no Vaticano 4

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Mensagem no Twitter

Logo após o encontro, o Papa escreveu a seguinte mensagem no Twitter: “Sou grato por sua atenção pessoal à tragédia de milhões de ucranianos. Falei sobre dezenas de milhares de crianças deportadas. Devemos fazer todos os esforços para que elas voltem para casa. Além disso, pedi para condenar os crimes russos na Ucrânia. Porque não pode haver igualdade entre a vítima e o agressor. Também falei sobre nossa Fórmula da Paz como o único algoritmo eficaz para alcançar uma paz justa”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas