Gaudium news > Vaticano divulga programação mariana para o mês de maio

Vaticano divulga programação mariana para o mês de maio

Segundo o Frei Agnello, o mês mariano representa um momento forte para a devoção popular, em pé de igualdade com os momentos fortes da liturgia.

Vaticano divulga programacao mariana para o mes de maio

Foto: Cathopic/Stefan Wise LC.

Cidade do Vaticano (05/05/2023 12:27, Gaudium Press) A Basílica Vaticana organizou uma programação especial para celebrar o mês mariano com os fiéis. Durante os sábados de maio, se recitará o Santo Rosário na Praça de São Pedro, sempre às 21h.

De acordo com o pároco de São Pedro, Frei Agnello Stoia, haverá uma procissão no meio da praça, ao longo da colunata, que será concluída no pátio. Os fiéis seguirão com velas o ícone de Nossa Senhora, partindo do Arco delle Campane (Arco dos Sinos). A entrada será gratuita e não será necessário retirar ingressos para participar.

Um momento forte para a devoção popular

Estes eventos serão presididos pelos seguintes representantes da Cúria Romana: Dom Vittorio Francesco Viola, Secretário do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; o Cardeal Fernando Vérgez Alzaga, Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; o Cardeal Mario Grech, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos; e Dom Edgar Peña Parra, Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

Segundo o Frei Agnello, o mês mariano representa um momento forte para a devoção popular, em pé de igualdade com os momentos fortes da liturgia, que são aqueles em preparação para os principais mistérios da Fé, como a Páscoa e o Natal. “Nesses momentos a atenção do povo de Deus se concentra em um pedido que é realmente particular às necessidades de hoje. Obviamente, pensamos em Maria, Rainha da Paz, e pedimos e transmitimos paz e consolo aos aflitos”.

Adoração Eucarística

Além das procissões e dos terços, às 16h de todos os sábados do mês de maio haverá itinerários de oração em frente aos ícones marianos mantidos dentro da Basílica. Os participantes desta atividade poderão aproveitar a chamada “entrada dos orantes”, que permite que os visitantes façam um percurso diferente dos turistas.

No dia 9 de maio, às 20h, haverá uma Adoração Eucarística no pátio da igreja, em preparação para a Audiência Geral de quarta-feira, como já ocorre mensalmente desde março, sempre na segunda terça-feira de cada mês. Até o momento, a iniciativa devocional tem recebido uma boa adesão por parte dos fiéis. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas