Gaudium news > Papa Francisco recebe primeiro-ministro da Ucrânia

Papa Francisco recebe primeiro-ministro da Ucrânia

Denys Shmyhal reforçou o convite para que o Santo Padre visite a capital Kiev e conversou sobre a guerra que ocorre no país.

Papa Francisco recebe primeiro ministro da Ucrania 2

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Cidade do Vaticano (27/04/2023 14:35, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 27, o Papa Francisco recebeu em audiência no Palácio Apostólico o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal. Segundo comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro durou meia hora.

Logo depois, o ilustre visitante foi recebido pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e pelo secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher.

Papa Francisco recebe primeiro ministro da Ucrania 1

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Convite para o Papa visitar a Ucrânia

Dentre os temas tratados ao longo dos encontros estavam, como se era de esperar, algumas questões relacionadas à guerra na Ucrânia, dando destaque especial ao aspecto humanitário e aos esforços para restaurar a paz no país. Também se tratou sobre as atividades da Igreja na Ucrânia.

Shmyhal reforçou o convite para que o Papa Francisco visite a capital Kiev e lhe pediu ajuda para que as crianças ucranianas detidas, presas e deportadas à força para a Rússia voltem para casa. Além disso, se conversou sobre uma fórmula de paz e a possível ajuda do Vaticano para cumprir todas as etapas do plano de paz do presidente Zelensky.

Papa Francisco recebe primeiro ministro da Ucrania 3

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Troca de presentes

Na tradicional troca de presentes, o Santo Padre ofereceu ao primeiro-ministro ucraniano: uma peça em bronze representando uma flor nascendo e a inscrição ‘A paz é uma flor frágil’; a Mensagem pela Paz deste ano de 2023; o Documento sobre a Fraternidade Humana; o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela Livraria do Vaticano; e o volume ‘Uma Encíclica sobre a Paz na Ucrânia’.

Já o líder ucraniano presenteou Francisco com: a reprodução de um jarro de cerâmica na forma de um galo, que sobreviveu a um bombardeio perto de Kiev, e feixes de trigo da Ucrânia; além de um livro de fotos sobre a guerra em andamento e a resistência do povo ucraniano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas