Gaudium news > Leigos poderão votar na Assembleia do Sínodo dos Bispos

Leigos poderão votar na Assembleia do Sínodo dos Bispos

O Vaticano anunciou algumas mudanças em relação aos participantes da assembleia plenária do Sínodo dos Bispos que acontecerá em outubro

Bispos de todo mundo sao convidados pelo Papa para participar da consagracao da Russia e da Ucrania

Redação (26/04/2023 17:00, Gaudium Press) O Vaticano anunciou algumas mudanças em relação aos participantes da assembleia plenária do Sínodo dos Bispos que acontecerá em outubro.

Segundo o Cardeal Mario Grech, secretário geral, e o Cardeal Jean-Claude Hollerich, relator geral, as modificações não se tratam de uma revolução, mas de uma mudança importante.

As mudanças comunicadas nesta quarta-feira, 26 de abril, visam incluir 70 pessoas que não são Bispos, metade das quais serão mulheres, como participantes da assembleia plenária.

Apesar de se tratar de um sínodo dos Bispos, a mudança anunciada pelo Vaticano tem como objetivo tornar a Assembleia geral do sínodo mais representativa da realidade da Igreja.

Os 70 representarão o “povo de Deus” e poderão ser sacerdotes, religiosos, freiras, consagrados ou leigos pertencentes às igrejas locais e como participantes da Assembleia Geral vão exercer o direito de voto como os Bispos.

Os “não-Bispos” serão indicados pelas Conferências Episcopais e pelos conselhos das Igrejas e terão seus nomes validados pelo Papa Francisco. Uma lista com 140 nomes será apresentada ao Papa, que escolherá os 70 participantes.

Outra mudança é a substituição dos dez clérigos previstos anteriormente por dez religiosos, cinco homens e cinco mulheres. 

Todas as votações feitas na Assembleia plenária têm o voto secreto e devem ser ratificadas pelo Papa. Os nomes das pessoas escolhidas só serão revelados após a aprovação do Papa Francisco. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas