Gaudium news > CNBB divulga nomes dos novos membros da presidência da entidade

CNBB divulga nomes dos novos membros da presidência da entidade

O episcopado brasileiro elegeu no dia de hoje, 25, o primeiro e segundo vice-presidentes da entidade, bem como o seu novo secretário geral.

CNBB divulga nomes dos novos membros da presidencia da entidade

Foto: Divulgação/CNBB.

São Paulo – Aparecida (25/04/2023 16:21, Gaudium Press) Na manhã desta terça-feira, 25, durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o episcopado brasileiro elegeu o primeiro e segundo vice-presidentes da entidade, bem como o seu novo secretário geral.

Nomes eleitos durante Assembleia Geral

Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Goiânia (GO), foi escolhido para desempenhar a função de primeiro vice-presidente da CNBB. Já Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, Bispo de Garanhuns (PE) e atual presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB será o segundo vice-presidente da entidade.

Por fim, Dom Ricardo Hoepers, Bispo de Rio Grande (RS) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, foi eleito novo secretário-geral da entidade. Todos os eleitos permanecerão na função pelos próximos quatro anos, no quadriênio 2023 a 2027. No dia de ontem, Dom Jaime Spengler, foi eleito presidente da CNBB.

Dom Joao Justino de Medeiros

Foto: Divulgação/CNBB.

Breve Biografia de Dom João Justino de Medeiros Silva

Nascido no dia 22 de dezembro de 1966, em Juiz de Fora (MG), João Justino de Medeiros Silva ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, em 1984, onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). É doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 13 de dezembro de 1992. No dia 21 de dezembro de 2011 foi nomeado Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Tornou-se Arcebispo de Montes Claros em 21 de novembro de 2018. Em 9 de dezembro de 2021 foi transferido pelo Papa Francisco para a Arquidiocese de Goiânia, tomando posse em 16 de fevereiro de 2022.

Dom Paulo Jackson Nobrega de Sousa

Foto: Divulgação/CNBB.

Breve Biografia de Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa

Nascido no dia 17 de abril de 1969, Paulo Jackson estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife e Teologia no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa. Foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 1993. É mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma e doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

No dia 20 de maio de 2015 foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Garanhuns, (PE). Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 18 de julho de 2015. Seu lema episcopal é ‘In Verbo tuo’ (Na tua Palavra), inspirado no Evangelho de São Lucas a partir do diálogo de Jesus com Pedro depois do episódio da pesca milagrosa (Lc 5,5).

Dom Ricardo Hoepers

Foto: Divulgação/CNBB.

Breve Biografia de Dom Ricardo Hoepers

Nascido em 16 de dezembro de 1970, Ricardo Hoepers ingressou no Seminário Arquidiocesano São José, em Curitiba, aos 15 anos. Sendo ordenado sacerdote em 1999, após ter cursado Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum, da Faculdade Claretiana de Teologia, ambas na capital paranaense.

Tem especialização e mestrado em Bioética, respectivamente pela Faculdade São Camilo, de São Paulo, e pela Academia Afonsiana, de Roma. Também tem mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Teologia Moral pela Academia Afonsiana. Em 2016, foi nomeado Bispo de Rio Grande (RS), recebendo a Ordenação Episcopal pelas mãos do Arcebispo de Curitiba (PR), Dom José Antonio Peruzzo, no dia 14 de maio daquele ano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas