Gaudium news > Vaticano divulga programação do Papa Francisco na Hungria

Vaticano divulga programação do Papa Francisco na Hungria

Esta será a segunda vez que o Pontífice irá até o país, a primeira foi em setembro de 2021, quando celebrou a missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional.

Vaticano divulga programacao do Papa Francisco na Hungria 1

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Cidade do Vaticano (25/04/2023 12:44, Gaudium Press) Entre os dias 28 a 30 de abril, o Papa Francisco realizará sua 41ª viagem apostólica, tendo como destino Budapeste, na Hungria. Esta será a segunda vez que o Pontífice irá até o país, a primeira foi em setembro de 2021, quando celebrou a missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional. Nos anos de 1991 e 1996 o Papa João Paulo II também visitou a Hungria.

Programa da 41ª viagem apostólica de Francisco

No dia 28 de abril, às 8h10, sexta-feira, o Papa Francisco partirá de avião para a cidade de Budapeste. A cerimônia de boas vindas está prevista para ocorrer às 11h na praça do Palácio “Sándor”, residência da presidente húngara, Katalin Éva Novák. Em seguida, o Santo Padre participará de encontros protocolares com o chefe de Estado, o primeiro-ministro, Viktor Orban, e com as autoridades e representantes da sociedade civil e o corpo diplomático. Às 17h, ele se reunirá com o clero, os consagrados, religiosas e seminaristas na Catedral de Santo Estêvão.

Na manhã do dia seguinte, 29, o Pontífice visitará as crianças cegas hospedadas no instituto “Beato László Batthyány-Strattmann” e logo depois se encontrará com os pobres e refugiados na Igreja de Santa Isabel da Hungria. Na parte da tarde estão programados dois encontros: às 16h30 com os jovens no ginásio esportivo “László Papp Budapest Sports Arena”, e às 18h, na nunciatura, com os confrades da Companhia de Jesus.

Para o último dia de Francisco na Hungria, está programado que o Papa presidirá uma Santa Missa às 9h30 na Praça Kossuth Lajos, que será concluída com a oração do Angelus. Na parte da tarde, às 16h, o Santo Padre se encontrará com os representantes do mundo universitário e da cultura. Sua partida para Roma está prevista para às 18h, com previsão de chegada ao aeroporto de Fiumicino às 19h55.

Vaticano divulga programacao do Papa Francisco na Hungria 2

Foto: Divulgação.

Lema: “Cristo é nosso futuro”

O lema escolhido, que pode ser lido no logotipo da viagem, é ‘Cristo é nosso futuro’. O elemento central do logotipo é a Ponte das Correntes em Budapeste, a mais antiga da Hungria que atravessa o Danúbio e símbolo da capital e do país.

Construída originalmente para ligar as cidades de Buda e Peste, a escolha evoca o pensamento, repetidas vezes recordado pelo Papa Francisco, sobre a importância de se construir pontes entre os homens.

A Cruz como ponte entre o passado e o futuro

As cores da Santa Sé (amarelo e branco) e as cores nacionais húngaras (vermelho, branco e verde) aparecem ligando os dois pilares da ponte. O logotipo é delimitado por um círculo que simboliza a Eucaristia, mas também o mundo redimido por Cristo.

Uma cruz aparece no lado esquerdo do círculo, recordando o discurso proferido pelo Papa Francisco no dia 12 de setembro de 2021 em Budapeste. Na ocasião, o Pontífice manifestou seu desejo de que a Cruz se tornasse uma ponte entre o passado e o futuro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas