Gaudium news > Dom Jaime Spengler é o novo presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler é o novo presidente da CNBB

O prelado afirmou aceitar a função “com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração”.

Dom Jaime Spengler e o novo presidente da CNBB

Foto: Divulgação/CNBB.

São Paulo – Aparecida (24/04/2023 16:44, Gaudium Press) Na manhã desta segunda-feira, 24, o Arcebispo de Porto Alegre (RS) e atual primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, foi eleito presidente da CNBB, cargo no qual permanecerá até o ano de 2027.

O prelado foi escolhido no terceiro escrutínio, por maioria simples. Apesar da eleição ter sido realizada na parte da manhã, seu nome foi anunciado no início da sessão reservada, no auditório Noé Sotillo, no período da tarde. Dom Spengler afirmou aceitar a função “com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração”.

Breve Biografia de Dom Jaime Spengler

Nascido no dia 6 de setembro de 1960, em Gaspar (SC), Jaime Spengler ingressou na Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) no dia 20 de janeiro de 1982. Cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 17 de novembro de 1990, em sua cidade natal. Fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país.

No ano de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Sua ordenação episcopal, presidida por Dom Lorenzo Baldisseri, então Núncio Apostólico no Brasil, aconteceu no dia 5 de fevereiro de 2011, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar.

Desde 18 de setembro de 2013, Dom Jaime Spengler é Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, tendo sido nomeado pelo Papa Francisco. Seu lema episcopal é “Gloriar-se na Cruz” (Cl 6,14) – In Cruce Gloriari.

Foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenado e a Vida Consagrada da CNBB no quadriênio de 2011 a 2015, tendo sido eleito presidente desta comissão logo em seguida. Em maio de 2019, foi eleito primeiro vice-presidente da CNBB.

Também é o Bispo referencial da CNBB para o Colégio Pio Brasileiro, em Roma, exercendo ainda as funções de vice-presidente da Comissão Especial para o Acordo Brasil-Santa Sé da CNBB e Bispo referencial CNBB – Regional Sul 3 para Vida Consagrada e Ministérios Ordenados. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas