Gaudium news > Guarda Suíça Pontifícia terá 23 novos recrutas empossados

Guarda Suíça Pontifícia terá 23 novos recrutas empossados

A cerimônia será realizada no dia 6 de maio, data na qual são recordados os 147 suíços que entregaram suas vidas defendendo o Papa Clemente VII durante o saque de Roma.

Guarda Suica Pontificia

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Cidade do Vaticano (25/04/2023 14:48, Gaudium Press) No próximo dia 6 de maio, data na qual é recordado de quando, há mais de cinco séculos, 147 suíços morreram defendendo o Papa Clemente VII durante o saque de Roma, 23 novos recrutas se juntarão oficialmente ao Pontifício Corpo da Guarda Suíça.

No dia 6 de maio às 7h30 o Cardeal Kurt Koch, Prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, presidirá uma Santa Missa na Basílica de São Pedro. Na parte da tarde, às 17h (horário local) será realizada a cerimônia no Tribunal de São Dâmaso do Palácio Apostólico do Vaticano.

Os guardas usarão o ‘Grand Gala’: uniforme de gala blindado

Em caso de mau tempo, a cerimônia, que contará com a presença de Dom Edgar Peña Parra, Substituto para os Assuntos Gerais do Secretário de Estado, em representação do Papa Francisco, será realizada na Sala Paulo VI. Na ocasião, os guardas usarão o ‘Grand Gala’, o uniforme de gala blindado, tradicionalmente usado por ocasião da bênção papal “Urbi et Orbi” no Natal e na Páscoa.

No dia anterior, 5 de maio, às 17h, serão celebradas as vésperas na igreja de Santa María de la Piedad del Campo Santo Teutónico. Logo depois será realizada a deposição da coroa em homenagem aos que tombaram no dia 6 de maio de 1527 e a entrega de condecorações por Dom Peña Parra na Praça dos Protomártires Romanos.

Delegações e dignatários presentes

O evento contará ainda com a presença de uma delegação da Confederação Suíça, chefiada pela vice-presidente da Confederação, Viola Amherd, juntamente com o presidente do Conselho Nacional, Martin Candinas, e a presidente do Conselho de Estados, Brigitte Häberli-Koller.

Entre os dignitários presentes também estarão o Comandante das Forças Armadas Suíças, Thomas Süssli, e o Presidente da Conferência Episcopal Suíça, Dom Felix Gmür, Bispo de Basel. A delegação do cantão anfitrião deste ano, Aargau, será presidida pelo Conselho de Estado e liderada por Landammann Jean-Pierre Gallati. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas