Gaudium news > Bispos do Brasil iniciam 60ª Assembleia Geral em Aparecida

Bispos do Brasil iniciam 60ª Assembleia Geral em Aparecida

O encontro, que se estenderá até o dia 28, está sendo realizado no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).

Bispos do Brasil iniciam 60a Assembleia Geral em Aparecida

Foto: Divulgação.

Redação (19/04/2023 14:41, Gaudium Press) Começou na manhã desta quarta-feira, 19, a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, que se estenderá até o dia 28, está sendo realizado no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).

O tema central desta Assembleia Geral é a avaliação global da caminhada da CNBB. Além disso, os Bispos refletirão sobre outros seis temas prioritários: Doutrina da Fé, Liturgia, Regimento da CNBB, Relatório do Quadriênio, Relatório Econômico e Textos Litúrgicos.

Eleição presidencial

Ao longo deste encontro ocorrerá ainda a eleição dos quatro membros da presidência, dos 12 presidentes das comissões episcopais permanentes, dos dois representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), um titular e suplente, e dos dois bispos que participarão da assembleia do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma.

A duração do mandato nos cargos em órgãos constitutivos da CNBB é de quatro anos. A permanência como membro da presidência, quaisquer que tenham sido as funções nela exercidas, só é permitida por dois mandatos consecutivos, tornando-se, portanto, inelegível para um terceiro mandato imediatamente subsequente em qualquer dos cargos da presidência.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Fundada no dia 14 de outubro de 1952, a CNBB é considerada a terceira conferência episcopal do mundo reconhecida pela Santa Sé. A reunião de instalação da CNBB foi realizada no Palácio São Joaquim, no Rio de Janeiro, onde ocorreu também a eleição da comissão permanente encarregada de dirigir a entidade.

Atualmente, segundo dados divulgados pela própria CNBB, a Igreja no Brasil conta com um total de 326 Bispos ativos e 156 Bispos eméritos (aqueles que, segundo o Código de Direito Canônico, deixam o ofício por limite de idade ou por renúncia aceita pelo Papa). Além disso, o Brasil possui 279 circunscrições eclesiásticas, ou seja, territórios ou “Igrejas particulares” confiadas aos cuidados de um Bispo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas