Gaudium news > Papa nomeia novos Bispos para a Diocese de Itaguaí (RJ) e para a Diocese de Divinópolis (MG)

Papa nomeia novos Bispos para a Diocese de Itaguaí (RJ) e para a Diocese de Divinópolis (MG)

Dom Geovane Luís da Silva assumirá a Diocese de Divinópolis, em Minas Gerais, e Dom Paulo Celso Dias do Nascimento assumirá a Diocese de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Papa nomeia novos Bispos para a Diocese de Itaguai RJ e para a Diocese de Divinopolis MG

Foto: Divulgação.

Redação (19/04/2023 10:09, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 19, o Santa Sé anunciou a nomeação de dois novos Bispos para o Brasil. Dom Geovane Luís da Silva assumirá a Diocese de Divinópolis, em Minas Gerais, e Dom Paulo Celso Dias do Nascimento assumirá a Diocese de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Este último sucede Dom José Ubiratan, que se torna Bispo emérito.

DOM GEOVANE LUIS DA SILVA

Foto: Divulgação.

Breve biografia de Dom Geovane Luís da Silva, novo Bispo de Divinópolis

Nascido no dia 21 de junho de 1971 em Carandaí, Minas Gerais, Geovane Luís estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior de São José em Mariana, obteve o mestrado em teologia dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma e posteriormente especializou-se em cultura e arte sacra na Universidade Federal em Ouro Preto-MG. Foi ordenado sacerdote no dia 21 de junho de 1997, na Arquidiocese de Mariana.

Dentre os cargos que ocupou estão os seguintes: Vigário paroquial de Santa Efigênia em Ouro Preto-MG; Pároco do Sagrado Coração de Jesus em Mariana-MG; Formador do Seminário Menor; Diretor do curso de teologia no Seminário Maior; Diretor do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra; Professor de Teologia Sacramental e Liturgia no Seminário Maior; Vigário Episcopal da Região Sul; Membro do Conselho Episcopal e Colégio de Consultores; Pároco de Nossa Senhora da Piedade em Barbacena-MG.

Foi nomeado Bispo titular do Monte di Numidia e auxiliar de Belo Horizonte, no 21 de dezembro de 2016, recebendo a ordenação episcopal no dia 25 de março de 2017. Atualmente é o secretário das Regiões Leste 2 da CNBB, que corresponde as circunscrições eclesiásticas do Estado de Minas Gerais.

DOM PAULO CELSO DIAS DO NASCIMENTO

Foto: Divulgação.

Breve biografia de Dom Paulo Celso Dias do Nascimento, novo Bispo de Itaguaí

Nascido no dia 14 de abril de 1963 em Lagarto, Sergipe, Paulo Celso cursou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, no Rio de Janeiro e na Universidade Federal do Ceará, e Teologia na Universidade Católica do Salvador. Concluiu seu Mestrado em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico e bacharelado em psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 13 de maio de 1989, na Diocese de Estância. Dentre os cargos que exerceu estão os seguintes: vigário paroquial em Lagarto-SE (1989-1992); pároco de São Francisco de Assis em Cristinápolis-SE (1993-1996); Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Copacabana no Rio de Janeiro; e Capelão de dois hospitais.

No ano de 2012 foi incardinado na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, ocupando o cargo de Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Saúde. No dia 27 de outubro de 2017, foi nomeado Bispo titular de Agunto e Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 6 de janeiro de 2018. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas