Gaudium news > CNBB divulga números atualizados sobre os Bispos no Brasil

CNBB divulga números atualizados sobre os Bispos no Brasil

Dentre as informações divulgadas estão o número de circunscrições eclesiásticas, Dioceses vacantes, Bispos ativos e os eméritos.

CNBB divulga numeros atualizados sobre os Bispos no Brasil

Foto: Cathopic/Amor Santo.

Redação (12/04/2023 14:33, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou os dados atualizados do episcopado no país. Dentre as informações disponibilizadas estão o número de circunscrições eclesiásticas, Dioceses vacantes, Bispos ativos e os eméritos.

Bispos ativos e Bispos eméritos

A Igreja Católica no Brasil conta atualmente com um total de 328 Bispos ativos e 157 Bispos eméritos (estes últimos são os que, seguindo as normas estabelecidas no Código de Direito Canônico, perdem “o ofício por limite de idade ou por renúncia aceite”). O número já conta com os dois novos Bispos nomeados pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, 12 (Dom Ivanildo Oliveira e Dom José Hamilton de Castro).

Circunscrições eclesiásticas

Além disso, o país possui 279 circunscrições eclesiásticas, ou seja, territórios ou “Igrejas Particulares” confiadas aos cuidados de um Bispo. A circunscrição eclesiástica pode ser uma prelazia, uma Diocese, Arquidiocese, Eparquia ou Exarcado para fiéis de ritos específicos, e também circunscrições que não tem uma limitação territorial, como a administração apostólica pessoal.

Destas circunscrições eclesiásticas 219 são Dioceses, 45 são Arquidioceses, 7 são prelazias, 3 são eparquias, 1 é exarcado, 1 é rito próprio, 1 é ordinariado militar, 1 é administração apostólica pessoal e 1 é arquieparquia. Além disso, cada uma delas conta com um Bispo nomeado pelo Papa para administrar o governo pastoral. As informações são da Secretaria Técnica da CNBB.

Dioceses vacantes

Ainda de acordo com o levantamento divulgado pela CNBB, são oito as Dioceses vacantes no Brasil, ou seja, sem o Bispo titular à frente do governo. O número já foi atualizado com as duas nomeações feitas pelo Santo Padre nesta quarta-feira, 12, para a Diocese de Almenara e de Cametá. Uma Diocese pode se tornar vacante normalmente pela renúncia, transferência, falecimento ou perda de ofício dos respectivos Bispos.

A expressão sede vacante é proveniente do latim e significa trono vazio. Durante este período, a Igreja Particular fica aos cuidados de um administrador diocesano, eleito pelo Colégio de Consultores, que pode desempenhar algumas funções limitadas pelo Código de Direito Canônico; ou por um administrador apostólico, um Bispo nomeado pelo Papa.

As oito Dioceses vacantes são: Diocese de Amargosa (BA); Diocese de Divinópolis (MG); Diocese de Januária (SE); Diocese de Jataí (GO); Diocese de Marajó (PA); Diocese de Parnaíba (PI); Diocese de Quixadá (CE); Diocese de Tubarão (SC). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas