Gaudium news > Motu proprio modifica legislação penal do Vaticano

Motu proprio modifica legislação penal do Vaticano

Um Motu proprio publicado pelo Papa Francisco modifica a legislação penal e o sistema judiciário da Cidade do Vaticano

Vaticano divulga programacao do Papa Francisco para o mes de abril

Redação (12/04/2023 15:30, Gaudium Press) Um Motu proprio publicado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira modifica a legislação penal e o sistema judiciário da Cidade do Vaticano e entrará em vigor a partir de 13 de abril.

O documento explica que face às “necessidades que surgiram nos últimos anos na área da administração da justiça”, tornou-se necessária uma modificação nas normas penais e judiciárias do Estado da Cidade do Vaticano.

O Motu proprio visa simplificar os procedimentos da justiça e melhorar o sistema para agilizar as respostas e diminuir a carga de trabalho dos órgãos do judiciário.

Entre as mudanças do Motu proprio estão a possibilidade do Papa nomear o vice-presidente do Tribunal do Vaticano, caso o atual presidente esteja no ano de renúncia.

O Motu proprio também descreve um enquadramento mais detalhado sobre as funções investigativas e acusatórias do Promotor de Justiça, como explica:

“O poder judiciário no Estado da Cidade do Vaticano é exercido, em nome do Sumo Pontífice, pelas funções judicantes do tribunal, pelo Tribunal de Apelação e pelo Tribunal de Cassação; para as funções de investigar e processar, pelo Gabinete do Promotor de Justiça”

Ainda sobre o Promotor de Justiça, o documento esclarece que ele pode apresentar ao Tribunal um pedido de sentença de não conhecimento do mérito” ao considerar que “as condições para a concessão de um perdão judicial estão preenchidas”. (FM)

Com informações de Vatican News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas