Gaudium news > Livro reúne escritos de ilustre teólogo dominicano sobre as virtudes morais

Livro reúne escritos de ilustre teólogo dominicano sobre as virtudes morais

Padre Garrigou-Lagrange é conhecido entre os tomistas como uma das maiores autoridades no campo da teologia.

Livro reune escritos de ilustre teologo dominicano sobre as virtudes morais

Foto: Divulgação/Editora Fides et Ratio.

Redação (11/04/2023 12:57, Gaudium Press) O Padre Garrigou-Lagrange, OP, ilustre teólogo dominicano, produziu um conjunto de escritos doutrinais de excepcional qualidade. Com o objetivo de divulgar esse rico conteúdo, a Editora Fides et Ratio reuniu em um livro, que será lançado este mês, os principais conteúdos do sacerdote francês sobre as Virtudes Morais.

Uma das maiores autoridades no campo da teologia

Conhecido entre os tomistas como uma das maiores autoridades no campo da teologia, Garrigou-Lagrange se distingue nesta obra pela caracterização e diferenciação de cada uma das realidades evocadas, e ao explicar gradativamente suas articulações recíprocas. Ele encaminha o leitor à descoberta e à exploração da unidade orgânica da vida moral e espiritual do cristão.

A publicação de 140 páginas introduz o leitor imediatamente no universo da graça. Suas explicações sobre as virtudes morais são organizadas, assim, de acordo com a consideração primordial da graça santificante e de seu desenvolvimento em nossas faculdades, sob a forma das virtudes infusas (sobrenaturais) e dos sete dons do Espírito Santo.

Capítulos exclusivamente dedicados a cada uma das virtudes

Desenvolvendo concomitantemente as explicações relativas às virtudes morais adquiridas (naturais), o autor destaca, de forma notável, tanto a sua necessidade (elas não são substituídas pelas virtudes infusas), como sua subordinação às virtudes infusas correspondentes.

Após as considerações gerais que apresentam o conhecimento do organismo espiritual, o autor dedica cada capítulo a uma virtude específica, trazendo, em primeiro lugar, as quatro virtudes morais cardeais; depois, algumas virtudes acessórias que desempenham um papel importante na vida espiritual, como humildade, simplicidade e retidão; e, por fim, certas virtudes que se relacionam com os conselhos evangélicos: espírito de pobreza e obediência.

As funções de cada virtude na vida interior, ascética e mística

Ao longo de todo o seu estudo, o Padre Garrigou-Lagrange enfatiza as funções de cada virtude na vida interior, ascética e mística, pois este é o objeto essencial da obra magistral da qual são extraídas as presentes considerações.

Uma atenção particular é dedicada à humildade, fundamento da vida espiritual. À luz de textos do Novo Testamento, um belíssimo capítulo nos leva a contemplá-la em nosso modelo, Jesus Cristo, Verbo Encarnado: humildade sublime conjugada a uma magnanimidade perfeita. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas