Gaudium news > Corda do Círio de Nazaré será produzida no Pará pela primeira vez

Corda do Círio de Nazaré será produzida no Pará pela primeira vez

Considerada como um dos principais ícones da festividade, a corda é utilizada nas duas maiores e mais tradicionais procissões do Círio de Nazaré.

Corda do Cirio de Nazare sera produzida no Para pela primeira vez

Foto: Divulgação/Círio de Nazaré/Soraya Montanheiro.

Pará – Belém (14/04/2023 10:27, Gaudium Press) A corda utilizada nas duas maiores e mais tradicionais procissões do Círio de Nazaré será pela primeira vez produzida totalmente produzida no estado do Pará. Considerada como um dos principais ícones da festividade, a corda será doada pela Castanhal Companhia Têxtil à Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia.

Protótipo de 50 metros foi produzido e deverá passar por testes

De acordo com a DFN, um protótipo de 50 metros foi produzido e deverá passar por testes de carga. Após estes testes o acordo será fechado para a produção da corda utilizada nas procissões, que terá 800 metros de comprimento com partes de 400 metros, para cada romaria, tendo 50 milímetros de diâmetro.

Segundo Antônio Salame, coordenador do Círio 2023, as tratativas já foram iniciadas há algum tempo e a corda será adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias. “Visitamos a fábrica e tivemos contato com este primeiro protótipo. Estamos aguardando a entrega da amostra para a realização dos testes de carga, mas aparentemente o resultado será positivo, e após isso, deveremos fechar contrato”, afirmou.

Como a corda do Círio de Nazaré é produzida?

A corda utilizada nas procissões do Círio e na Trasladação é feita de sisal, uma fibra vegetal muito dura e resistente. Esta é uma opção resistente e agradável ao tato, o que a torna ideal para utilização nas procissões. Todo o processo de transformação em fios, desde a colheita até a produção final, será realizado no Pará.

Nesta nova proposta, a corda deverá ser produzida por uma composição de fibras de Malva e de Juta, todas plantadas e cultivadas na região amazônica. Essa composição a tornará ainda mais macia ao toque das mãos, pela presença da Malva, sem, no entanto, perder resistência, em razão dos fios de Juta. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas