Gaudium news > Papa nomeia Bispos para Dioceses de Cruz Alta (RS) e de Salgueiro (PE)

Papa nomeia Bispos para Dioceses de Cruz Alta (RS) e de Salgueiro (PE)

Dom Nélio Domingos Zortea e o Padre José Vicente Pinto de Alencar Silva foram nomeados pelo Santo Padre na manhã desta quarta-feira, 29.

Papa nomeia Bispos para Dioceses de Cruz Alta RS e de Salgueiro PE

Foto: Divulgação.

Cidade do Vaticano (29/03/2023 10:01, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 29, o Papa Francisco nomeou Dom Nélio Domingos Zortea como Bispo da Diocese de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, que estava vacante desde o dia 22 de setembro de 2021, quando Dom Adelar Baruffi foi nomeado Arcebispo de Cascavel, Paraná.

A Santa Sé anunciou ainda que o Santo Padre nomeou o Padre José Vicente Pinto de Alencar Silva como Bispo para a Diocese de Salgueiro, em Pernambuco, que que encontrava-se vacante desde a transferência de seu primeiro Bispo Diocesano, Dom Magnus Henrique Lopes, para a Diocese de Crato, Ceará, em 12 de janeiro de 2022.

Breve Biografia de Dom Nélio Domingos Zortea

Nélio Domingos Zortea nasceu no dia 1º de dezembro de 1963, em Iraí (RS). Cursou Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto, em Toledo (PR), e Teologia no Centro de Teologia Interdiocesano de Cascavel (PR). Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 12 de outubro de 1995, tendo ocupado diversos cargos na Arquidiocese de Cascavel.

Em 2005, tornou-se pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel, cargo que ocupou até 2015. Em 18 de novembro do mesmo ano, foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo para a Diocese de Jataí, em Goiás. Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 30 de janeiro de 2016, em Cascavel. Seu lema episcopal é “Segretatus in Evangelium Dei“ (“Escolhido para o Evangelho de Deus”).

Breve Biografia do Padre José Vicente Pinto de Alencar Silva

José Vicente Pinto de Alencar Silva no dia 2 de janeiro de 1958, no distrito de Santa Fé em Crato (CE). Ingressou no Seminário São José, em Crato, no ano de 1986, logo depois foi enviado para Fortaleza, onde cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Pastoral (ITEP), no antigo seminário da Prainha. Sua ordenação diaconal ocorreu em 2 de outubro de 1993, e sacerdotal em 22 de janeiro de 1994.

Atuou como vigário paroquial e depois como pároco na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato. Além disso, foi professor, vice-reitor e posteriormente reitor do Seminário Diocesano São José. Também lecionou na Faculdade Católica do Cariri. Foi nomeado vigário geral da Diocese de Crato e, no dia 20 de julho de 2021, foi eleito pelo Colégio dos Consultores para a função de administrador diocesano, na vacância da Diocese de Crato. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas