Gaudium news > Morre suposto assassino de jesuítas mexicanos

Morre suposto assassino de jesuítas mexicanos

José Noriel Portillo, acusado pelo homicídio de dois jesuítas mexicanos, Javier Campos e Joaquín Mora, foi encontrado morto no estado de Sinaloa

Sacerdote catolico e morto a tiros no Mexico

Redação (25/03/2023, 14:30, Gaudium Press) O corpo de José Noriel Portillo foi encontrado baleado no estado mexicano de Sinaloa, no norte do País, na última segunda-feira, 21 de março.

A confirmação da identidade de José Portillo só foi feita após análise do DNA e o anúncio foi feito pelo presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, mas as circunstâncias da morte não foram divulgadas.

Também conhecido como “El Chueco”, José Noriel Portillo foi acusado pelo assassinato de dois jesuítas (Pe. Joaquín Mora, de 81 anos e Pe. Javier Campo, de 79 anos) e do guia turístico, Pedro Eliodoro Palma, em junho de 2022.

O assassinato dos jesuítas e do guia turístico aconteceu em Cerocahui, Tarahumara. Os jesuítas tentaram proteger o guia turístico que, perseguido por homens armados, se refugiou dentro da igreja. Os três foram mortos a tiros.

O crime aconteceu na presença de outro jesuíta que suplicou aos assassinos que deixassem os corpos das vítimas. Pedido que não foi atendido: os criminosos levaram consigo os corpos.

José Noriel Portillo foi identificado como o responsável pelo assassinato, ele que já era procurado desde 2018 pelo assassinato de um turística norte-americano.

O crime chocou o país e o mundo. O Papa Francisco, também jesuíta, manifestou publicamente seu repúdio e sua tristeza com a notícia.

Antes da confirmação da morte de “El Chueco”, a Companhia de Jesus do México se manifestou dizendo que toda e qualquer morte é lamentável.

Após o anúncio oficial da morte de Portillo, o jesuíta mexicano, Luis Carlos Ortiz, declarou que o acontecido está longe de ser “um triunfo da justiça” mas mostra sim “um fracasso do estado mexicano”, disse ele em entrevista.

O jesuíta ainda lamentou que a justiça não conseguiu prender o assassino e reprovou a falta de controle do território por parte das autoridades. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas