Gaudium news > Sacerdote sequestrado é liberado no Haiti

Sacerdote sequestrado é liberado no Haiti

O padre Jean-Yves Medidor, sequestrado no último dia 10 de março no Haiti, foi finalmente liberado conforme informaram seus superiores

Tres catolicos sequestrados no Haiti sao libertados

Redação (24/03/2023, 11:40, Gaudium Press) Sequestrado no último dia 10 de março em Croix des Bouquets, região metropolitana de Port-au-Prince, foi liberado no último dia 22 de março, segundo a Agência Fides.

O sacerdote é pároco da igreja de Cristo Rei na capital haitiana e membro da congregação clérigos de São Viator.

O sequestro

Padre Jean-Yves foi sequestrado por um grupo de homens armados em uma região que é dominada por criminosos da facção “400 Mawzoo”.

O grupo 400 Mawzoo é uma facção criminosa que sequestrou em outubro de 2021 um grupo de missionários protestantes e, em abril do mesmo ano, sequestrou cinco sacerdotes, duas freiras e três leigos. Todas as vítimas foram liberadas após o pagamento de um resgate.

Liberação do padre Jean-Yves

O anúncio da liberação do padre Jean-Yves foi feito pelo superior provençal do Canadá, padre Nestor Fils Aimé, e pelo superior dos viatorianos no Haiti, padre Dudley Pierre: “Ficamos sabendo que nosso irmão recuperou a liberdade ontem à noite (22)”, afirmaram eles.

Os superiores agradeceram a oração e o apoio de todos os que acompanharam e sofreram de perto o rapto do sacerdote e desejaram um bom retorno ao padre Jean-Yves: “Que o Senhor o fortaleça e ajude-o a virar esta página dolorosa”.

Insegurança e violência

Alguns dias antes, outro sacerdote, padre Antoine Macaire, claretiano, também foi sequestrado. Após 10 dias de cativeiro, o sacerdote conseguiu escapar ileso do cativeiro.

O Haiti vive uma crise civil causada pela rivalidade e pela disputa de poder entre gangues criminosas que promovem a violência através de assassinatos e sequestros no país e principalmente na capital. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas