Gaudium news > Vaticano fecha sede diplomática na Nicarágua

Vaticano fecha sede diplomática na Nicarágua

O representante da Santa Sé na Nicarágua, Dom Marcel Diouf, deixou o país para instalar-se na Costa Rica, encerrando as atividades diplomáticas em Manágua

Vaticano Praca de Sao Pedro

Redação (20/03/2023 13:30, Gaudium Press) No último dia 17 de março, o representante oficial do Vaticano, Mons. Marcel Diouf, deixou oficialmente o país em direção à Costa Rica, anunciou no sábado (18) o site de notícias Vatican News.

As tensões diplomáticas entre a Santa Sé e o governo de Daniel Ortega se intensificaram após a última entrevista do Papa Francisco ao portal de notícias argentino, Infobae, em 10 de março.

Durante a entrevista, Francisco se referiu ao presidente nicaraguense como “desequilibrado” e comparou seu governo à ditadura comunista e à ditadura nazista.

Vatican News confirma que o pedido de encerramento das atividades diplomáticas aconteceu no próprio 10 de março, da parte do governo nicaraguense.

Após a entrevista do Santo Padre, o governo da Nicarágua publicou um comunicado propondo o fim das relações diplomáticas com o Vaticano.

Os bens da nunciatura apostólica e o prédio foram confiados aos cuidados da República Italiana, conforme prevê a Convenção de Viena sobre as relações diplomáticas.

Antes de partir, Mons. Diouf foi saudado por representantes diplomáticos da França, da Alemanha e da Itália.

Após a expulsão do núncio apostólico na Nicarágua, Dom Waldemar Sommertag, em 2022, Mons.  Marcel Mbaye Diouf foi designado para substituí-lo como representante da Santa Sé. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas