Gaudium news > Quando e por que os sacerdotes usam paramentos rosa?

Quando e por que os sacerdotes usam paramentos rosa?

O rosa representa uma quebra na austeridade da Quaresma, recordando aos fiéis que o período de penitência está acabando e que a celebração da Ressurreição de Cristo está chegando.

Paramento rosa

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Redação (17/03/2023 15:01, Gaudium Press) A liturgia católica é rica em simbolismos e um deles está presente nas vestes utilizadas pelos clérigos durante as celebrações eucarísticas. Ao contrário do que um leigo possa pensar, as cores dos paramentos não são escolhidas pelo sacerdote, mas definidas previamente pelo tempo litúrgico.

Domingo da Alegria

No próximo domingo, o quarto da Quaresma, é chamado de “Domingo Laetare” ou “Domingo da Alegria”. Ele recebe este nome porque a Antífona de Entrada da Missa se inicia assim: “Laetare, Ierusalem, et conventum facite omnes qui diligites eam; gaudete cum laetitia, qui in tristitia fuistis; ut exsultetis, et satiemini ab uberibus consolationis vestrae” (“Alegra-te Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações”). A antífona do 3º Domingo do Advento é semelhante: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Exultai de alegria: o Senhor está perto”.

O rosa pode ser utilizada apenas duas vezes por ano

Nesta ocasião, o sacerdote pode utilizar a cor rosa, que é utilizada apenas duas vezes no ano (uma no Advento e outra na Quaresma), associando-se a sentimento de alegria em meio a um período de penitência. Essa cor recorda que o tempo de preparação está chegando ao fim e a grande festa está próxima.

Alegria contida: o período de penitência está acabando

Portanto, o rosa representa uma quebra na austeridade do Advento ou da Quaresma, simbolizando uma alegria contida. Ao vermos o sacerdote em paramentos rosados devemos alegrar o nosso coração recordando que o período de penitência está acabando e que a celebração da Ressurreição de Cristo ou de seu Nascimento, dependendo do tempo litúrgico, está chegando. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas