Gaudium news > Cresce o número de católicos em Hong Kong

Cresce o número de católicos em Hong Kong

De acordo com a Diocese de Hong Kong, no ano de 1999, a Igreja local possuía 347 mil católicos, vinte anos depois o número passou para 611 mil.

Cresce o numero de catolicos em Hong Kong 1

Foto By Butmiyuenan 2 – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=85532869

China – Hong Kong (16/03/2023 17:06, Gaudium Press) A Diocese de Hong Kong divulgou dados que revelam que houve um crescimento local no número de católicos nas últimas duas décadas. De acordo com o documento, no ano de 1999, a Diocese chinesa possuía 347 mil católicos, vinte anos depois o número passou para 611 mil.

Intensa preparação através da catequese

Ainda segundo a Diocese, após 37 semanas de preparação através de uma intensa catequese, por volta de 1.700 catecúmenos serão batizados e acolhidos na Fé durante a Vigília Pascal deste ano. O programa de formação para novos católicos é supervisionado pelo Conselho Central de Leigos Católicos de Hong Kong.

A maioria dos convertidos são pessoas que nunca professaram Fé alguma ou que já praticaram o culto aos ancestrais. É comum ficarem curiosos sobre a Fé Católica ao serem convidados por amigos ou parentes à Igreja Católica. Outras pessoas vão à igreja após terem tido contato com o catolicismo pela internet.

Número de catecúmenos menor que nos anos anteriores

Apesar do alto número de catecúmenos, a quantidade é menor que nos anos anteriores, quando por volta de 3 mil pessoas abraçavam a Fé Católica durante a Vigília Pascal. Segundo Dom Stephen Chow SJ, o motivo dessa queda pode ser atribuída à complicada situação política local e à intensa pressão das autoridades comunistas no continente.

O prelado exortou aos fiéis para que celebrem os novos irmãos e irmãs recebendo-os na comunidade de Fé. “Eles são um presente precioso de Deus e, nesta família, eles são irmãos e irmãs, e devemos cuidar deles. E, em segundo lugar, as paróquias e as comunidades de Fé devem oferecer-lhes uma comunidade de formação e acompanhamento permanentes, para que possam continuar a crescer na Fé que acabaram de abraçar”, ressaltou. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas