Gaudium news > Ditadura de Ortega dissolve a Caritas Nicarágua

Ditadura de Ortega dissolve a Caritas Nicarágua

A medida ocorre após o governo do país bloquear o recebimento de doações e impor uma série de obstáculos para a sobrevivência da organização de ajuda da Igreja Católica.

Caritas Nicaragua

Foto: Divulgação.

Nicarágua – Manágua (15/03/2023 12:18, Gaudium Press) O jornal ‘La Gaceta’, periódico oficial do governo nicaraguense, informou que o Ministério do Interior cancelou o status legal da Caritas Nicarágua, organização de ajuda da Igreja Católica que ajuda os mais necessitados no país centro-americano.

Diversos obstáculos para a permanência da Caritas

Segundo a publicação governamental, os membros da Caritas Nicarágua concordaram de forma unânime, por meio de Assembleia Extraordinária, com a dissolução voluntária e liquidação da referida organização. O país impôs à Caritas Nicarágua o cancelamento da Pessoa Jurídica por Dissolução Voluntária.

De acordo com o jornal nicaraguense ‘Artigo 66’, a Caritas Nicarágua e a Associação Caritas Diocesana de Jinotega foram obrigadas a solicitar sua dissolução após os intermináveis ​​obstáculos que a ditadura nicaraguense impôs à ambas.

Bloqueio de doações provenientes de outros países

Com efeito, no início de fevereiro a Caritas Jinotega chegou a anunciar que teria que fechar, pois o Ministério do Interior negou-lhe autorização para receber doações de outras organizações.

Dom Carlos Herrera Gutiérrez, Bispo de Jinotega e atual presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua, denunciou no ano de 2019 que o regime de Ortega havia bloqueado a entrada de doações provenientes de outros países, incluindo vinho para a celebração da Santa Missa.

Caritas realizava diversas obras de caridade no país

A Caritas Jinotega, realizava diversas obras de caridade, dentre elas estavam o fornecimento de alimentos para as populações mais pobres do país, a doação de muletas e próteses, além da entrega de medicamentos a baixo custo.

A dissolução da Caritas no país foi anunciada no mesmo dia em que a ditadura de Ortega mandou fechar duas universidades, a Universidade Católica João Paulo II e a Universidade Autônoma Cristã. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas