Gaudium news > Papa Francisco completa 10 anos de pontificado

Papa Francisco completa 10 anos de pontificado

Conheça alguns fatos e números do 266º pontífice da Igreja Católica, eleito no dia 13 de março de 2013.

Papa Francisco completa 10 anos de pontificado

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Cidade do Vaticano (13/03/2023 10:16, Gaudium Press) O Papa Francisco completa nesta segunda-feira, 13 de março, dez anos de pontificado. O ex-Arcebispo de Buenos Aires tornou-se o 266º pontífice da Igreja Católica no dia 13 de março de 2013, sucedendo ao Papa alemão Bento XVI, que na ocasião renunciou ao cargo alegando motivos de saúde.

Eleito no segundo dia do Conclave

Após quatro votações, os 115 Cardeais reunidos na Capela Sistina não chegaram a um acordo sobre quem seria o novo sucessor de São Pedro. Por fim, no segundo dia de Conclave se chegou a uma decisão e a fumaça branca revelou aos fiéis do mundo inteiro que havia sido escolhido um novo líder para a Igreja Católica.

Primeiro Papa em muitos aspectos

O argentino Jorge Mario Bergoglio já entrou para a história pelo fato de ter se tornado o primeiro Papa latino-americano da história, o primeiro Papa jesuíta e o primeiro Pontífice a escolher o nome Francisco. A escolha do nome, inclusive, foi uma referência a São Francisco de Assis, reconhecido pelo seu trabalho junto aos pobres.

Publicações do Papa Francisco

Ao longo de seu pontificado, Francisco publicou três encíclicas (Lumen fidei, Laudato si’ e Fratelli tutti), cinco exortações apostólicas (Evangelii gaudium, Amoris laetitia, Gaudete et exsultate, Christus vivit e Querida Amazônia), promulgou três constituições apostólicas, 86 cartas apostólicas, promulgou 57 motu proprio, além de escrever inúmeras correspondências e mensagens pontifícias.

Viagens, consistórios, sínodos e canonizações

Desde sua nomeação, Bergoglio fez 40 viagens fora da Itália (sua primeira viagem apostólica internacional foi para o Brasil, na Jornada Mundial da Juventude de julho de 2013), criou 121 cardeais em oito consistórios, presidiu quatro sínodos e 911 canonizações (nas quais estão inclusos os reconhecimentos de santidade de São João Paulo II, Santa Teresa de Calcutá, e dos pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas