Gaudium news > Novas ordenações diaconais são realizadas no Vietnã

Novas ordenações diaconais são realizadas no Vietnã

Espera-se que esta ordenação alivie o fardo da Diocese vietnamita de não ter sacerdotes suficientes para trabalhar entre a etnia Hmong em seus vilarejos distantes.

Novas ordenacoes diaconais sao realizadas no Vietna

Foto: Divulgação/Hung Hoa Diocese.

Vietnã – Hung Hoa (01/03/2023 15:26, Gaudium Press) Dom Dominic Hoang Minh Tien, Bispo da Diocese de Hung Hoa, no noroeste do Vietnã, presidiu recentemente a ordenação diaconal de 16 seminaristas que, assim que concluírem sua formação, serão ordenados sacerdotes da Igreja Católica.

Espera-se que esta ordenação alivie o fardo da Diocese vietnamita de não ter sacerdotes suficientes para trabalhar entre a etnia Hmong em seus vilarejos distantes. Padre Nguyen Ngoc Ngoan, que trabalha com o Comitê diocesano de Ministério para os Leigos, acredita que alguns deles serão “designados para servir o número crescente de católicos Hmong em nossas áreas remotas e compartilhar o fardo pastoral conosco”.

Crescimento no número de cristãos

Segundo o sacerdote, a maioria dos católicos Hmong está localizada nas três províncias montanhosas de Dien Bien, Lai Chau e Son La. Nas últimas décadas, o número de cristãos aumentou na região, principalmente de etnia hmong, mas a missão sofre com a falta de sacerdotes residentes.

Estatísticas do governo revelam que as três províncias possuíam algumas centenas de católicos há duas décadas, entretanto, atualmente abrigam por volta de 16 mil fiéis, a maioria hmong, servidos por cerca de 20 sacerdotes. Apenas no ano passado, cerca de 500 adultos se tornaram católicos na região.

“Precisamos de pelo menos mais 20 padres”

O Padre Ngoan, que iniciou seu trabalho de evangelização na província de Dien Bien em 2016, revelou ainda que ele e outros três sacerdotes estão sobrecarregados com o cuidado pastoral de 3 mil católicos, dois terços deles são hmong. “Precisamos de pelo menos mais 20 padres para trabalhar na área”, destacou.

Ele acredita que os padres residentes reevangelizam os católicos que abandonaram sua Fé, mantêm diálogos com autoridades governamentais locais para colaborar em projetos de bem-estar social e conscientizam os aldeões étnicos sobre casamentos precoces e abuso de drogas, além de ajudá-los com educação e saúde.

Diocese de Hung Hoa: 265 mil católicos

Criada no ano de 1895, a Diocese de Hung Hoa, conta com 265 mil católicos de uma população de sete milhões de pessoas em sua área que abrange nove províncias e parte da capital Hanói. Os católicos pertencem a 31 grupos étnicos, que têm línguas e culturas diferentes. Cerca de 200 sacerdotes trabalham em suas 159 paróquias e 700 subparóquias e estações missionárias. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas