Gaudium news > Procissões públicas da Via Sacra são proibidas na Nicarágua

Procissões públicas da Via Sacra são proibidas na Nicarágua

A medida foi tomada dentro do contexto da crescente repressão do presidente Ortega contra a Igreja no país.

Procissoes publicas da Via Sacra sao proibidas na Nicaragua

Foto: Cathopic/Amor Santo.

Nicarágua – Manágua (28/02/2023 12:28, Gaudium Press) Em mais uma investida contra a Igreja Católica e os opositores de seu governo, Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, proibiu as tradicionais procissões públicas da Via Sacra em todas as paróquias do país.

Via Sacra só poderá ser realizada no interior das igrejas

O ritual da Via Sacra, prática piedosa tradicionalmente realizada pelos católicos sobretudo durante o período da Quaresma e na Semana Santa, poderá ser celebrada apenas no interior dos templos ou ao redor da Catedral.

A medida foi tomada dentro do contexto da crescente repressão do presidente Ortega contra a Igreja no país, no qual se inclui a recente condenação do Bispo Rolando Álvarez de Matagalpa a 26 anos de prisão e a deportação para os Estados Unidos de 222 opositores políticos.

Ataques gratuitos contra a Igreja Católica

Na semana passada, em um discurso pelos 89 anos da morte do herói nacional nicaraguense Augusto Sandino, o presidente Ortega novamente atacou a Igreja Católica acusando o Vaticano de ser uma organização mafiosa, de ter apoiado vários ditadores, dentre eles Mussolini e Somoza, deposto pela Revolução Sandinista no ano de 1979.

“Não acredito em Papas nem em reis: quem escolhe o Papa? Se queremos falar de democracia, o povo deve primeiro eleger os padres, os bispos e até o Papa deve ser eleito por voto direto e não pela máfia organizada no Vaticano”, afirmou o governante nicaraguense.

O governo nicaraguense já realizou quase 400 ataques contra a Igreja Católica desde abril de 2018. Bispos e sacerdotes se tornaram alvos de perseguições e intimidações, além de sofrerem ataques físicos, exílios e prisões. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas