Gaudium news > Asteroides recém-descobertos recebem o nome de um Papa e de três jesuítas

Asteroides recém-descobertos recebem o nome de um Papa e de três jesuítas

Criado no ano de 1582, o Observatório do Vaticano se tornou um dos observatórios astronômicos mais antigos do mundo em atividade.

Asteroides recem descobertos recebem o nome de um Papa e de tres jesuitas

Foto: Divulgação/Br. Robert Macke S.J./Vatican Observatory.

Cidade do Vaticano (24/02/2023 12:41, Gaudium Press) Quatro asteroides recém-descobertos receberam o nome de um Papa e de três jesuítas. A homenagem foi anunciada por Christopher Graney, cientista do Observatório do Vaticano no início desta semana.

O asteroide “560974 Ugoboncompagni” recebeu o nome do Papa Gregório XIII, que iniciou a tradição de astrônomos e observatórios papais. Outros três asteroides receberam o nome de católicos notáveis, todos eles religiosos jesuítas. Atualmente, mais de 30 asteroides levam os nomes de religiosos da Companhia de Jesus.

O “562971 Johannhagen” homenageia o Padre Johann Hagen (1847–1930), diretor do Observatório do Vaticano de 1906 a 1930. “551878 Stoeger” homenageia o Padre Bill Stoeger, SJ (1943–2014), cosmólogo e teólogo do Observatório do Vaticano. Finalmente, “565184 Janusz” homenageia o Padre Robert Janusz (n. 1964), atualmente na equipe do observatório.

Processo de nomeação de asteroides

Após a descoberta de um asteroide, ele recebe um número de designação permanente. Nesse momento, quem descobriu o asteroide pode sugerir um nome para o mesmo. O processo de nomeação pode levar décadas e segue uma série de regras.

Não são permitidos: nomes de animais de animais de estimação e nomes de natureza comercial. Nomes de indivíduos só podem ser usados 100 anos após a sua morte, o mesmo ocorre com eventos conhecidos só podem ser escolhidos após o seu centenário.

Os nomes sugeridos são julgados pelo Grupo de Trabalho para Nomenclatura de Pequenos Corpos da União Astronômica Internacional (WGSBN), composto por 15 astrônomos profissionais provenientes de todo o mundo.

Observatório do Vaticano: um dos mais antigos do mundo

Criado no ano de 1582, o Observatório do Vaticano se tornou um dos observatórios astronômicos mais antigos do mundo em atividade. Inicialmente ele funcionava nos telhados da igreja de Santo Inácio em Roma, posteriormente se mudou para dentro dos muros do Vaticano. A sede atual do Observatório do Vaticano está localizada nas vilas pontifícias de Castel Gandolfo, a poucos quilômetros de Roma, ao lado da residência de verão dos Papas.

O Observatório do Vaticano também possui um grupo de pesquisa na Universidade do Arizona (Estados Unidos), onde em parceria com esta instituição de ensino superior, construiu o Telescópio de Tecnologia Avançada do Vaticano no Monte Graham, que começou a operar em 1993. A mudança geográfica se deu por conta da poluição luminosa na região metropolitana de Roma. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas