Gaudium news > Sete em cada dez católicos filipinos rezam ao menos uma vez por dia

Sete em cada dez católicos filipinos rezam ao menos uma vez por dia

Dentre as práticas diárias nas quais os filipinos costumam rezar estão os momentos antes e depois das refeições, quando se reza para agradecer a Deus pelos alimentos recebidos.

Sete em cada dez catolicos filipinos rezam ao menos uma vez por dia

Foto: Myriams-Fotos/ Pixabay.

Filipinas – Manila (24/02/2023 15:21, Gaudium Press) A Social Weather Stations divulgou o resultado de uma pesquisa realizada ao longo do último trimestre de 2022 nas Filipinas. No total foram entrevistados 1.200 católicos no país e entre as perguntas feitas estava a seguinte: “Com que frequência você ora?”.

Segundo o levantamento, 35% dos participantes responderam “várias vezes ao dia” e 34% responderam “uma vez ao dia”. Juntos, eles representam 69% dos entrevistados. Pode-se dizer que sete em cada dez católicos filipinos rezam ao menos uma vez por dia.

Diversas práticas diárias de oração entre os filipinos

Dentre as práticas diárias nas quais os filipinos costumam rezar estão os momentos antes e depois das refeições, quando se reza para agradecer a Deus pelos alimentos recebidos. Essa prática é iniciada no seio das famílias católicas e acompanha a maioria dos filipinos ao longo de suas vidas.

Segundo o jesuíta e antropólogo filipino Padre Albert Alejo, em entrevista ao UCA News, “esta é apenas uma das práticas, porém existem muitas outras, como rezar o rosário juntos, rezar antes de dirigir ou trabalhar, até rezar antes de um exame. Todas essas são práticas de fé que são sociais e comunitárias”.

Queda no número dos católicos que frequentam as cerimônias religiosas

De acordo com a Agência de Informações das Filipinas, oito em cada dez lares nas Filipinas são católicos (81%), seguidos por muçulmanos (5%) e evangélicos (2%). Apesar do alto número, a quantidade de católicos que frequentam as igrejas está diminuindo. 38% responderam que frequentam os cultos da igreja ao menos uma vez ou mais de uma vez por semana. 20% disseram que frequentam os cultos uma vez por mês, enquanto 9% disseram que frequentam os cultos da igreja pelo menos 11 vezes por ano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas