Gaudium news > EUA: Bispo Auxiliar de Los Angeles assassinado

EUA: Bispo Auxiliar de Los Angeles assassinado

Dom David O’Connell, Bispo Auxiliar de Los Angeles, Estados Unidos, foi morto a tiros no sábado, 18 de fevereiro.

Foto: Arquidiocese de Los Angeles

Foto: Arquidiocese de Los Angeles

Redação (20/02/2023 10:28, Gaudium Press)​​ Dom David G. O’Connell, de 69 anos, Bispo Auxiliar de Los Angeles, foi encontrado morto, por volta das 13h, com um tiro na cidade de Hacienda Heights, no condado de Los Angeles, Califórnia.

Em um comunicado divulgado neste último domingo, as autoridades confirmaram que “este incidente está sendo tratado como uma investigação de assassinato”.

Dom José Gomez, Arcebispo de Los Angeles, postou uma declaração no site da Arquidiocese depois de ouvir a notícia: “Soubemos esta manhã pelo Departamento do xerife do condado de Los Angeles que eles determinaram que a morte do Bispo Auxiliar David O’Connell foi um homicídio. Estamos profundamente perturbados e tristes com esta notícia.

Continuemos a orar pelo Bispo Dave e sua família. E vamos orar pelos oficiais da lei enquanto eles continuam suas investigações sobre este terrível crime.

Pedimos a Nossa Mãe Santíssima que interceda e seja Mãe de todos nós neste momento de tristeza e dor”.

Dom David O’Connell nasceu em 16 de agosto de 1953. Formou-se em Filosofia e Literatura Inglesa pela University College Dublin em 1975, Bacharel em Divindade pela Maynooth College em 1977 e Mestre em Espiritualidade pela Mount St. Mary’s College em 1987.

Foi ordenado sacerdote em 10 de junho de 1979, aos 25 anos. Ele trabalhou nas paróquias de St. Raymond em Downey, St. Maria Goretti em Long Beach e St. Hillary em Pico Rivera.

Também serviu nas Igrejas Santa Francisca Cabrini, Ascension Catholic Church, e em duas paróquias, na região sul de Los Angeles, onde atendeu uma comunidade afetada pela violência das gangues, pobreza, famílias quebradas, e enfrentou fortes tensões com a polícia local.

Dom Gomez comentou que o falecido bispo “era um pacificador com um coração para os pobres e imigrantes e tinha paixão por construir uma comunidade onde a santidade e a dignidade de cada vida humana seriam honradas e protegidas”.

Ele foi nomeado Bispo Auxiliar de Los Angeles em 21 de junho de 2015, pelo Papa Francisco.

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos expressou solidariedade ao bispo Gomez “em luto pela perda repentina de um de seus bispos”.

“O Bispo O’Connell foi um membro ativo de nossa conferência e um defensor dos pobres e marginalizados, tendo atuado como chefe do Subcomitê @PovertyUSA_CCHD. Que ele descanse em paz”, acrescentaram os bispos no Twitter.

Com informações CNA.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas