Gaudium news > Arquidiocese de São Paulo recebe réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Arquidiocese de São Paulo recebe réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude

O tema escolhido pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 é “Maria se levantou e partiu sem demora”.

Arquidiocese de Sao Paulo recebe replicas dos simbolos da Jornada Mundial da Juventude 1

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO.

São Paulo (10/02/2023 14:23, Gaudium Press) Como parte dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ), que está programada para ocorrer na cidade portuguesa de Lisboa entre os dias 1 a 6 de agosto, foi iniciada uma peregrinação da réplica dos símbolos da JMJ na Arquidiocese de São Paulo.

Sem a Cruz, não encontramos Jesus Cristo

As cópias da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro percorrerão paróquias das seis regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo até o final do mês de julho. Desta forma se recordará da peregrinação dos símbolos originais pela capital paulista que ocorreu no ano de 2011, em preparação para a JMJ realizada dois anos depois no Rio de Janeiro.

Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Referencial para o Setor Juventude, presidiu uma Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, dando início à peregrinação dos símbolos da JMJ. Em sua homilia, o prelado destacou que a cruz é o sinal do cristão e do próprio Cristo, sendo importante recordar de que ela não pode ser apenas um símbolo, mas deve estar presente em nossas vidas. “Não há vida cristã sem Cristo e sem a cruz, não encontramos Jesus Cristo”, assegurou.

Os símbolos da JMJ

Esta tradição foi iniciada pelo Papa São João Paulo II que, no ano de 1984, entregou a Cruz do Ano Jubilar da Redenção aos jovens pedindo que a levassem pelo mundo “como sinal do amor do Senhor Jesus para a humanidade e anunciando a todos que somente em Cristo morto e Ressuscitado há salvação e redenção”.

Já o Ícone de Nossa Senhora é uma réplica da ‘Salus Populi Romani’, que também foi entregue por São João Paulo II no ano de 2003. O quadro original está exposto na Basílica de Santa Maria Maior, e segundo a tradição, foi pintada por São Lucas.

Jornada Mundial da Juventude

Criada em 1985 por São João Paulo II, a Jornada Mundial da Juventude consiste em um encontro de milhares de jovens católicos provenientes de diversas Dioceses do mundo. Essas Jornadas acontecem entre dois a três anos, e em cada edição o Papa escolhe um novo país para sediar o evento.

A primeira edição ocorreu no ano de 1986, em Roma, as outras edições da JMJ ocorreram nas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas