Gaudium news > Santa Sé anuncia visita apostólica na diocese francesa de Fréjus-Toulon

Santa Sé anuncia visita apostólica na diocese francesa de Fréjus-Toulon

O Papa Francisco nomeou Dom Antoine Hérouard como visitador apostólico junto à diocese francesa de Fréjus-Toulon. Governada por Dom Dominique Rey, a diocese de Fréjus-Toulon teve que suspender as ordenações sacerdotais, após decisão da Santa Sé. 

Dominique Rey

Redação (07/02/2021 14:00, Gaudium Press) A nunciatura apostólica na França e a diocese francesa de Dijon anunciaram nesta terça-feira, 7 de fevereiro, que uma visita apostólica será feita na diocese de Fréjus-Toulon.

Dom Antoine Hérouard, Arcebispo de Dijon, foi nomeado como visitador apostólico pelo Papa Francisco e iniciará a visita apostólica na diocese a cargo de seu homônimo, Dominique Rey, no próximo 13 de fevereiro.

A visita apostólica

A visita vai acontecer em duas etapas, primeiramente em duas semanas, do 13 ao 24 de fevereiro, e depois do dia 6 ao dia 10 de março. Após a diocese de Estrasburgo, a diocese de Fréjus-Toulon é a segunda diocese francesa a ser objeto de uma visita apostólica nos últimos meses.

Dom Antoine Hérouard terá como assistente Dom Joël Mercier, antigo secretário do dicastério para o Clero. Os dois vão escutar sacerdotes, leigos e outras pessoas engajadas na vida da diocese.

O visitador apostólico, Dom Hérouard, é conhecido por seu trabalho conciliador. De 2019 a 2022, ele foi nomeado delegado apostólico junto ao santuário de Lourdes, para gerir a crise ligada à pandemia de Covid.

Os precedentes da visita

A visita apostólica acontecerá para esclarecer a gestão da diocese. Há alguns anos, sob vigilância de Roma, a diocese de Dom Dominique Rey é conhecida por acolher novas comunidades e carismas.

Preocupada com a qualidade da formação dos seminários, a Santa Sé enviou o bispo de Marselha, Dom Aveline, para uma “visita fraterna” nos primeiros meses de 2022.

Em junho do mesmo ano, o Vaticano tomou a rara iniciativa de suspender todas as ordenações sacerdotais e diaconais na diocese de Fréjus-Toulon. Inclusive a ordenação de quatro seminaristas e seis diáconos que estava prevista no final do mês.

O comunicado de Dom Rey

Na ocasião, Dom Dominique Rey, que está no governo da diocese há 22 anos, afirmou que a notícia foi recebida como uma “prova” para os ordenandos e que a decisão foi acolhida com “dor e confiança”.

Nesta terça-feira, após o anúncio oficial da visita apostólica, Dom Dominique Rey afirmou em um comunicado que a visita acontecerá “em uma atmosfera de confiança” e convidou os fiéis a rezarem para que sejam colhidos os melhores frutos para a diocese. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas