Gaudium news > Papa Francisco conclui sua viagem apostólica ao continente africano

Papa Francisco conclui sua viagem apostólica ao continente africano

Esta foi a 40º Viagem Apostólica Internacional do Santo Padre, iniciada na última terça-feira, 31 de janeiro, na qual visitou a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul.

Papa Francisco conclui sua viagem apostolica ao continente africano 1

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Redação (06/02/2023 15:32, Gaudium Press) O Papa Francisco concluiu na tarde do último domingo, 5, a sua 40º Viagem Apostólica Internacional, iniciada na última terça-feira, 31 de janeiro, na qual visitou a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul.

Papa Francisco conclui sua viagem apostolica ao continente africano 2

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Palavras que Francisco deixou: Esperança e Paz

Em suas palavras conclusivas na Santa Missa que ele presidiu na manhã de domingo, Francisco se dirigiu ao povo do Sudão do Sul dizendo que a palavra que ele gostaria de deixar para cada um é “esperança”, como um presente a ser compartilhado, como uma semente que dá frutos.

“Como nos recorda a figura de Santa Josefina, a esperança, especialmente aqui, está no signo da mulher e eu gostaria de agradecer e abençoar de maneira especial a todas as mulheres do país”, afirmou o Santo Padre. Outra palavra que o Pontífice quis deixar para o Sudão do Sul é paz. Paz que marcou estes dias e que desejou com todas as suas forças também para os dias que virão.

Divulgado o programa da viagem do Papa Francisco ao Congo e ao Sudao do Sul

 

Lema e logotipo da viagem ao Sudão do Sul

O lema escolhido para a visita ao Sudão do Sul foi “Para que todos sejam um”, extraído do Evangelho de João, capítulo 17. Já o logotipo da viagem apresenta uma pomba e o contorno do mapa do país, nas cores da bandeira desta nação. Além disso, também é possível notar uma cruz e duas mãos que se cumprimentam. Em inglês aparece ainda a inscrição “Papa Francisco no Sudão do Sul” e a data desta viagem apostólica (5-7 de julho de 2022).

A pomba branca, que carrega um ramo de oliveira, representa o desejo de paz no país. Já as duas mãos que se apertam, simbolizam a reconciliação das tribos que formam a nação. A cruz presente no logo recorda a herança cristã do país e sua história de sofrimento. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas