Gaudium news > Dominicanos iniciam duplo jubileu de São Tomás de Aquino

Dominicanos iniciam duplo jubileu de São Tomás de Aquino

As celebrações são por dos 700 anos da canonização de São Tomás de Aquino, Doutor da Igreja e pelos 750 anos de sua morte.

Sao Tomas de Aquino

Foto: Divulgação/OrdoPraedicatorum.

Redação (02/02/2023 10:09, Gaudium Press) A Ordem dos Dominicanos iniciou no dia 28 de janeiro a celebração de um duplo jubileu por ocasião dos 700 anos da canonização de São Tomás de Aquino, Doutor da Igreja (celebrados no dia 18 de julho de 2023), e pelos 750 anos de sua morte (que se completará no dia 7 de março de 2024).

São Tomás continua a ser um excelente modelo e mestre para nós

“Como Doutor da Igreja, São Tomás continua a ser um excelente modelo e mestre para nós hoje. Como notou São Paulo VI, o Doutor Angélico concebeu ‘a relação entre toda a ordem criada e a ordem das verdades religiosas e especialmente da mensagem cristã’ não em termos de oposição, mas de certa harmonia ordenada”, recordou o Mestre da Ordem, Frei Gerard Francisco Timoner III, OP, através de uma mensagem.

O superior dos Dominicanos destacou, aos religiosos e fiéis que participarão das festividades jubilares, que seguirão até o dia 28 de janeiro de 2025, que a Santa Sé concedeu uma indulgência plenária aos fiéis que participarem das celebrações eucarísticas organizadas pela Família Dominicana em suas igrejas e escolas, e realizarem peregrinações às igrejas, santuários e oratórios sob seu patrocínio.

Dominicanos iniciam duplo jubileu de Sao Tomas de Aquino 1

Foto: Divulgação/OrdoPraedicatorum.

Indulgência plenária aos fiéis e religiosos que participarem das celebrações

“Em fiel fidelidade a São Domingos, que falava com Deus (oração) ou sobre Deus (pregação), São Tomás enunciou um modo de manter em fecunda tensão as dimensões contemplativa (estudo e oração comum) e apostólica de nossa vida dominicana: frutos da própria contemplação”, ressaltou o Frei Gerard Francisco.

Por fim, exortou aos religiosos da Ordem para que forneçam a catequese necessária sobre o significado da indulgência, assim como as condições prescritas pela Santa Madre Igreja para sua digna recepção: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice. “Que a nossa celebração do duplo jubileu da vida de São Tomás nos impulsione a servir a Deus e à Igreja com grande dedicação e profunda humildade”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas