Gaudium news > Papa Francisco cria nova Diocese no Tocantins

Papa Francisco cria nova Diocese no Tocantins

O Pontífice também nomeou o primeiro Bispo da nova Diocese: Dom Giovane Pereira de Melo, que é o atual Bispo de Tocantinópolis.

Dom Giovane Pereira de Melo

Foto: Diocese de Tocantinópolis/Divulgação.

Redação (31/01/2023 11:32, Gaudium Press) Na manhã desta terça-feira, 31, o Papa Francisco erigiu a Diocese de Araguaína, no Tocantins. A notícia foi divulgada pela Nunciatura Apostólica no Brasil, que explicou que a nova Diocese no Regional Norte 3, está localizada no Norte do Tocantins, com território desmembrado das dioceses de Tocantinópolis e Miracema do Tocantins.

Esta será a 279ª circunscrição eclesiástica do Brasil e a 220ª Diocese. O Pontífice também nomeou o primeiro Bispo da nova Diocese, Dom Giovane Pereira de Melo, que é o atual Bispo de Tocantinópolis e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Breve biografia de Dom Giovane Pereira de Melo

Nascido no dia 16 de janeiro de 1959 em Salinas, na Arquidiocese de Montes Claros (MG), Giovane Pereira de Melo estudou no seminário em Campo Grande (MS), cursando Filosofia na Universidade Católica Dom Bosco e Teologia no Instituto Teológico local, obteve a Licenciatura em Teologia Pastoral na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo (SP). Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 24 de março de 1990, tendo sido incardinado na Diocese de Rondonópolis.

Dentre os cargos que exerceu se destacam os seguintes: Vigário Paroquial do Bom Pastor em Rondonópolis-MT e de Sant’Ana na Chapada do Guimarães-MS; Coordenador da Pastoral Diocesana; Pároco de Nossa Senhora Aparecida em Rondonópolis-MT; Reitor do Seminário Maior Jesus Bom Pastor; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; Representante dos Presbíteros e Coordenador do Serviço Vocacional da Região Oeste 2 da CNBB.

Foi nomeado Bispo de Tocantinópolis no dia 4 de março de 2009, recebendo a ordenação episcopal no dia 8 de maio do mesmo ano. Na CNBB exerce o cargo de Presidente da Comissão Pastoral Episcopal para os Leigos e Membro do Conselho Econômico. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas