Gaudium news > Jornal do Vaticano recebe o prêmio “Boas Notícias”

Jornal do Vaticano recebe o prêmio “Boas Notícias”

O Prêmio ‘Boas Notícias’ é o único na Itália a reconhecer o esforço dos jornalistas na busca de informações corretas e em contar histórias que mostram os lados positivos da vida cotidiana.

Jornal do Vaticano recebe o premio Boas Noticias

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Cidade do Vaticano (30/01/2023 17:03, Gaudium Press) O L’Osservatore de Rua, edição mensal do L’Osservatore Romano, recebeu no último sábado, 28, o Prêmio “Boas Notícias”, dado a jornalistas, comunicadores e pessoas que fazem boa informação e também contam os lados positivos da vida cotidiana. A cerimônia de entrega desta premiação ocorreu na Biblioteca do Seminário em Caserta.

Iniciada no dia 29 de junho de 2022, a publicação é uma iniciativa editorial do Dicastério para a Comunicação e conta histórias, experiências, pensamentos e opiniões dos marginalizados, excluídos e refugiados. Entre os colaboradores do L’Osservatore de Rua estão jornalistas da mídia do Vaticano, da Comunidade de Sant’Egidio, do Centro Astalli, da Caritas, dos religiosos vicentinos, do Círculo São Pedro, da Esmolaria Apostólica e muitos “pobres” da região da Basílica de São Pedro.

História do Prêmio ‘Boas Notícias’

O Prêmio ‘Boas Notícias’, que está em sua décima quarta edição, teve origem a partir de uma ideia da União de Imprensa Católica Italiana envolvendo várias organizações, incluindo o Escritório de Comunicação Social da Diocese, e é tradicionalmente concedido na semana em que se celebra a memória litúrgica de São Francisco de Sales, santo padroeiro dos jornalistas.

Esta premiação é a única na Itália a reconhecer o esforço dos jornalistas na busca de informações corretas e também o empenho dos profissionais da imprensa em contar histórias que mostram os lados positivos da vida cotidiana. A iniciativa também escolhe a ‘Boa notícia do Ano’, anunciada alguns dias antes da cerimônia de premiação.

Valorizar os comunicadores e jornalistas que fornecem boas informações

Segundo a presidente da Assostampa de Caserta, Michele De Simone, “o objetivo do prêmio é promover e difundir o valor de informações corretas e equilibradas”. Já para Luigi Ferraiuolo, secretário-geral do prêmio, a iniciativa é destinada a valorizar os comunicadores e jornalistas que fornecem boas informações.

Os vencedores são escolhidos a partir de uma lista de nomes submetidos ao Comitê Científico Técnico pelos estudantes de algumas faculdades ou cursos de Ciências da Comunicação na Campânia e pelos Amigos do Prêmio Buone Notizie e pelo movimento literário e criativo de escrita ‘Scriveremo’. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas