Gaudium news > Vaticano lança livro com reflexões de Bento XVI

Vaticano lança livro com reflexões de Bento XVI

O prefácio da obra é assinado pelo Papa Francisco que ressalta que “o pensamento de Bento XVI é e permanecerá sempre como um pensamento e um magistério fecundo no tempo”.

Vaticano lanca livro com reflexoes de Bento XVI

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Cidade do Vaticano (30/01/2023 15:09, Gaudium Press) A Livraria Editora do Vaticano (LEV) acaba de lançar um livro, intitulado ‘Deus é sempre novo’, contendo uma antologia com homilias, catequeses e discursos proferidos por Bento XVI durante o seu pontificado (2005-2013). Segundo o editor do livro, Luca Caruso, a publicação “é a síntese do pensamento e do trabalho de uma testemunha credível que ao longo de sua vida se colocou a serviço da Igreja” e ajudará a abordar o pensamento de um grande teólogo do século XX.

Prefácio assinado pelo Papa Francisco

O prefácio da obra é assinado pelo Papa Francisco que ressalta que “o pensamento de Bento XVI é e permanecerá sempre como um pensamento e um magistério fecundo no tempo, porque soube se concentrar nos pontos de referência fundamentais da nossa vida cristã: em primeiro lugar, a pessoa e a palavra de Jesus Cristo, além das virtudes teologais, ou seja, a Caridade, a Esperança, a Fé”.

Para o atual Pontífice, o título da obra manifesta “um dos aspetos mais caraterísticos do magistério e da própria visão de fé” do seu predecessor, para o qual a Igreja será sempre grata. “Sim, Deus é sempre novo porque Ele é a fonte e a razão da beleza, da graça e da verdade. Deus nunca é repetitivo, Deus surpreende-nos, Deus traz novidade. A frescura espiritual que transparece destas páginas confirma-o com intensidade”, assegura.

Uma síntese espiritual dos escritos de Bento XVI

A publicação é uma síntese espiritual dos escritos de Bento XVI e os pensamentos espirituais ali reunidos “mostram a capacidade criativa de Bento XVI em saber investigar os vários aspectos do cristianismo com uma fecundidade de imagens, linguagem e perspetivas que se tornam um estímulo contínuo para cultivar o precioso dom de acolher a Deus na própria vida”, escreveu Francisco.

O Papa argentino sublinha ainda que Bento XVI “com a sua palavra e o seu testemunho ensinou-nos que, com a reflexão, o pensamento, o estudo, a escuta, o diálogo e sobretudo a oração, é possível servir a Igreja e fazer bem a toda a humanidade; ofereceu-nos ferramentas intelectuais vivas para permitir a cada crente dar razões da sua esperança, recorrendo a um modo de pensar e de comunicar que pudesse ser compreendido pelos seus contemporâneos”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas