Gaudium news > Papa aceita a renúncia do Cardeal Ouellet

Papa aceita a renúncia do Cardeal Ouellet

O Santo Padre aceitou a renúncia apresentada, por limite de idade, por Sua Eminência Cardeal Reverendíssimo Marc Ouellet.

Foto: Vatican News

Foto: Vatican News

Redação (30/01/2023 09:29, Gaudium Press) O Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal Marc Ouellet de seus cargos de Prefeito do Dicastério dos Bispos e de Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, segundo anunciou a assessoria de imprensa do Vaticano nesta segunda-feira (30). O bispo de Chiclayo, Peru, Mons. Robert Francis Prevost, assumirá ambos cargos em 12 de abril de 2023.

O cardeal Marc Ouellet, canadense, nasceu em 1944, e foi arcebispo de Quebec de 2003 a 2010. Em 2003 foi admitido no Colégio dos Cardeais pelo Papa João Paulo II. Os bispos são obrigados a apresentar sua renúncia ao papa aos 75 anos, porém, os cardeais geralmente são mantidos no cargo por mais tempo. Cardeal Ouellet só completará 80 anos no próximo ano, quando perderá o direito de voto nas eleições papais. Recentemente, o cardeal esteve na mídia não apenas por causa de suas críticas contundentes ao Caminho Sinodal da Igreja na Alemanha, mas também por causa das acusações de suposto abuso na época em que era arcebispo no Canadá, fato que ele negou, deixando claro que “se uma investigação civil for aberta, pretendo participar ativamente dela para que a verdade seja estabelecida e minha inocência seja reconhecida”.

Mons. Robert Francis Prevost, de 68 anos, é agostiniano e nasceu em Chicago, Illinois (Estados Unidos). A partir de 1985 trabalhou principalmente no Peru. Depois de 10 anos de ministério ininterrupto no Peru, voltou a Chicago, em 1998, quando  foi eleito Superior Provincial dos agostinianos em Chicago. Em 2014 foi nomeado Administrador Apostólico de Chiclayo, Peru, pelo Papa Francisco e, no ano seguinte, tornou-se bispo da diocese peruana. No Vaticano, ele era membro do atual Dicastério para o Clero desde 2019 e é membro do Dicastério para os bispos desde 2020.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas