Gaudium news > Santa Sé divulga mensagem do Papa para a Jornada Mundial das Missões 2023

Santa Sé divulga mensagem do Papa para a Jornada Mundial das Missões 2023

A 97ª edição do Dia Mundial das Missões será celebrada no próximo dia 22 de outubro e terá por tema “Corações ardentes, pés ao caminho”.

Santa Se divulga mensagem do Papa para a Jornada Mundial das Missoes 2023

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Cidade do Vaticano (27/01/2023 12:34, Gaudium Press) A Mensagem do Papa Francisco para o 97° Dia Mundial das Missões, que será celebrado no próximo dia 22 de outubro, foi divulgado pela Santa Sé. No documento, o Pontífice recorda o tema desta edição do evento, inspirada na história dos discípulos de Emaús, narrada por São Lucas no Evangelho (cf. 24, 13-35): “Corações ardentes, pés ao caminho”.

A transformação dos discípulos de Emaús narrada pelo Evangelho

O Santo Padre destaca que “os dois discípulos estavam confusos e desiludidos, mas o encontro com Cristo na Palavra e no Pão partido acendeu neles o entusiasmo para pôr os pés ao caminho rumo a Jerusalém e anunciar que o Senhor tinha verdadeiramente ressuscitado”. Em seguida, ele trata sobre a transformação dos discípulos narrada pelo Evangelho, através de três imagens: “corações ardentes pelas Escrituras explicadas por Jesus, olhos abertos para O reconhecer e, como ponto culminante, pés ao caminho”.

Sobre a primeira imagem, ‘os corações ardentes pelas Escrituras explicadas por Jesus’, o Pontífice ressalta que a Palavra de Deus ilumina e transforma o coração na missão. “Assim como no início da vocação dos discípulos, também agora, no momento da frustração, o Senhor toma a iniciativa de Se aproximar dos seus discípulos e caminhar ao lado deles. Na sua grande misericórdia, Ele nunca Se cansa de estar conosco, apesar dos nossos defeitos, dúvidas, fraquezas e não obstante a tristeza e o pessimismo nos reduzam a ‘homens sem inteligência e lentos de espírito’ pessoas de pouca Fé”.

Jesus na Eucaristia é ápice e fonte da missão

Já sobre a segunda imagem, ‘os olhos abertos para O reconhecer’, Francisco assegura que Jesus na Eucaristia é ápice e fonte da missão, é “o elemento decisivo que abre os olhos dos discípulos”, é a sequência de ações efetuadas por Jesus: tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e deu-lho. São gestos comuns de qualquer chefe de família judia, mas, realizados por Jesus Cristo com a graça do Espírito Santo, renovam para os dois comensais o sinal da multiplicação dos pães e sobretudo da Eucaristia, o sacramento do Sacrifício da cruz”.

Por fim, tratando sobre a terceira imagem, ‘pés ao caminho’, o Papa destaca que “depois de abrir os olhos ao reconhecerem Jesus na fração do pão, os discípulos partiram sem demora e voltaram para Jerusalém. Este sair apressado para partilhar com os outros a alegria do encontro com o Senhor, mostra que ‘a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria’”.

Todos têm o direito de receber o Evangelho

O Pontífice conclui sua mensagem sublinhando que “todos têm o direito de receber o Evangelho. Os cristãos têm o dever de o anunciar sem excluir ninguém. A conversão missionária permanece o principal objetivo que nos devemos propor como indivíduos e como comunidade, porque ‘a ação missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja’”. Por fim, exorta aos missionários para que “iluminados pelo encontro com o Ressuscitado e animados pelo seu Espírito” também saiam “com corações ardentes, olhos abertos, pés ao caminho, para fazer arder outros corações com a Palavra de Deus, abrir outros olhos para Jesus Eucaristia, e convidar todos a caminharem juntos pelo caminho da paz e da salvação que Deus, em Cristo, deu à humanidade”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas