Gaudium news > Santuário dedicado a Santana torna-se a primeira Basílica menor da Malásia

Santuário dedicado a Santana torna-se a primeira Basílica menor da Malásia

No final do mês de julho, quando se celebra a festa anual de Santana, centenas de milhares de peregrinos e visitantes se reúnem no Santuário para agradecer pelas graças recebidas.

Santuario dedicado a Santana se torna a primeira Basilica menor da Malasia

Foto: Facebook/Basilica of St.Anne.

Malásia – Cuala Lumpur (27/01/2023 15:29, Gaudium Press) O Santuário católico dedicado à Santana, localizado em Bukit Mertajam, na Diocese de Penang, Malásia, foi elevada ao status de Basílica menor três anos depois de receber o título da Santa Sé, tornando-se o primeiro templo do país a alcançar esse título.

Nova Basílica menor possui 176 anos

A igreja, fundada em 1846 por missionários franceses da Sociedade de Missões Estrangeiras de Paris, foi formalmente reconhecida como Basílica através de uma celebração presidida pelo Cardeal William Goh, Arcebispo de Cingapura.

Estiveram presentes na celebração o Núncio Apostólico na Malásia, Dom Wojciech Zaluski; Dom Sebastian Francis, Bispo de Penang; Dom Julian Leow Beng Kim, Arcebispo de Kuala Lumpur; além de inúmeros outros Bispos e clérigos. Também marcaram presença milhares de fiéis, autoridades civis e militares.

Importância da Basílica menor entre os não católicos

Em sua homilia, o purpurado exortou os fiéis a serem corteses com o próximo para que as pessoas possam experimentar plenamente a misericórdia e o amor de Deus. “Sejam hospitaleiros, acolhedores, inclusivos. Sejam respeitosos para que as pessoas possam realmente encontrar o rosto de Deus, a misericórdia de Deus e o amor em nós e através de nós”, afirmou.

Em seguida, o Arcebispo de Cingapura elogiou Santana como uma poderosa intercessora e um excelente modelo para todos. Ele enfatizou a importância da basílica menor entre os não católicos da região que recorreram a este santuário em momentos de necessidade.

Símbolos ostentados pela nova Basílica menor

A agora Basílica menor de Santana exibe os símbolos específicos de seu status. O Ombrellino, um dossel de seda com as costumeiras listras papais amarelas e vermelhas, e o Tintinnabulum, um sino que é carregado com o Ombrellino em ocasiões importantes e colocado em um mastro.

O logotipo constituído pelo ombrellino papal, a Bíblia aberta, as chaves cruzadas papais, o lírio branco e suas folhas verdes junto com as palavras ‘Santa Ana, rogai por nós’ está exibido na igreja. As chaves da Cruz Papal simbolizam a relação contínua entre a Basílica menor e o Papa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas