Gaudium news > Pesquisa revela o país com maior porcentagem de católicos que frequentam a Missa regularmente

Pesquisa revela o país com maior porcentagem de católicos que frequentam a Missa regularmente

Os entrevistados tiveram que responder a seguinte pergunta: “Com que frequência você assiste a serviços religiosos hoje em dia, além de casamentos, funerais e batizados?”.

Pesquisa revela o pais com maior porcentagem de catolicos que frequentam a Missa regularmente

Foto: Cathopic/Dante Di Natale.

Redação (27/01/2023 16:57, Gaudium Press) A Universidade de Georgetown, com sede nos Estados Unidos, divulgou um estudo do Centro de Pesquisa Aplicada no Apostolado (CARA) que revela o país no qual existe a maior porcentagem de católicos que assistem à Santa Missa de forma regular.

Os entrevistados de diversos países que participaram desta pesquisa tiveram que responder a seguinte pergunta: “Com que frequência você assiste a serviços religiosos hoje em dia, além de casamentos, funerais e batizados?”.

Nigéria é o país com mais católicos frequentadores da Missa

De acordo com a pesquisa, a Nigéria é o país com maior número de católicos frequentadores assíduos das celebrações eucarísticas. 94% dos católicos nigerianos responderam que participaram que frequentam regularmente a Santa Missa.

Dentre os países onde existe a maior porcentagem de católicos que vão à missa uma vez por semana ou mais, estão, além da Nigéria (94%), o Quênia (73%) e o Líbano (69%). O próximo grupo de países, onde metade ou mais dos católicos frequentam a Missa todas as semanas, estão as Filipinas (56%), Colômbia (54%), Polônia (52%) e Equador (50%).

Lista de países com católicos de frequência mediana à Santa Missa

Já entre os países no qual até um terço ou mais dos católicos frequentam a Santa Missa todas as semanas estão: a Bósnia e Herzegovina (48%), o México (47%), a Nicarágua (45%), a Bolívia (42%), a Eslováquia (40%), a Itália (34%) e o Peru (33%).

Ainda segundo a pesquisa, os países nos quais até um quarto dos católicos frequentam a celebração eucarística assiduamente estão Venezuela (30%), Albânia (29%), Espanha (27%), Croácia (27%), Nova Zelândia (25%), e Reino Unido (25%).

Países com níveis mais baixos de frequência semanal entre os católicos

A lista segue com Estados Unidos, Hungria e Eslovênia (24%), Uruguai (23%), Austrália e Argentina (21%), Portugal e República Tcheca República (20%) e Áustria (17%). Por fim, os países com níveis mais baixos de frequência semanal são : Lituânia (16%), Alemanha (14%), Canadá (14%), Letônia (11%), Suíça (11%), Brasil (8%), França (8%) , e Holanda (7%).

Apesar do resultado, os pesquisadores explicam que o estudo foi realizado em 36 nações com populações católicas consideráveis. Entretanto, apesar da seriedade do estudo, por não ter sido feita em todos os países do globo, a pesquisa não tem caráter definitivo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas