Gaudium news > Dom Pennacchio é nomeado presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica

Dom Pennacchio é nomeado presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica

Fundada pelo Papa Clemente XI em 1701, a Pontifícia Academia Eclesiástica é a escola diplomática mais antiga do mundo.

Dom Pennacchio novo presidente da Pontificia Academia Eclesiastica

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Cidade do Vaticano (26/01/2023 14:26, Gaudium Press) No dia 23 de janeiro, o Papa Francisco aceitou a renúncia por idade apresentada por Dom Joseph Marino, da presidência da Pontifícia Academia Eclesiástica que se ocupa da preparação dos sacerdotes destinados ao serviço diplomático da Santa Sé nas diversas nunciaturas ou na Secretaria de Estado.

Em seu lugar, o Santo Padre nomeou, na última quarta-feira, 25, o Arcebispo Salvatore Pennacchio, Arcebispo Titular de Montemarano, até agora Núncio Apostólico na Polônia, como novo Presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica. O prelado está no serviço diplomático da Santa Sé desde os anos 1970.

Quem é Dom Salvatore Pennacchio?

Ordenado sacerdote no ano de 1976 pela Diocese de Aversa, após frequentar a Pontifícia Academia Eclesiástica e obter o doutorado em filosofia, Dom Pennacchio ingressou no serviço diplomático da Santa Sé no dia 15 de abril de 1979, servindo nas nunciaturas apostólicas no Panamá, Etiópia, Austrália, Turquia, Egito, Iugoslávia e Irlanda.

No dia 28 de novembro de 1998, o diplomata italiano foi nomeado Arcebispo titular de Montemarano e núncio em Ruanda pelo Papa São João Paulo II. Em 20 de setembro de 2003, foi nomeado Núncio no Camboja, Cingapura e Tailândia, e Delegado Apostólico em Brunei, Laos, Malásia e Birmânia. No dia 8 de maio de 2010, deixou todos esses cargos após ser nomeado Núncio Apostólico na Índia e desde 2010 também no Nepal. Em 2016 foi nomeado representante do Papa na Polônia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas