Gaudium news > Diocese francesa lamenta remoção de imagem de Nossa Senhora de espaço público

Diocese francesa lamenta remoção de imagem de Nossa Senhora de espaço público

A diocese de Bordeaux, na França, lamenta a decisão da justiça para a remoção de uma imagem de Nossa Senhora do espaço público

flotte la re

Redação (26/11/2023 10:00, Gaudium Press) A diocese de La Rochelle, na França, publicou um comunicado referente a imagem de Nossa Senhora que deverá ser retirada do espaço público na cidade de La Flotte-en-Ré.

A corte administrativa de Bordeaux confirmou há algumas semanas a decisão pela retirada da imagem da Virgem que se encontra em espaço público na pequena cidade.

A origem da remoção vem da mobilização feita pela associação anticlerical “Livre Pensamento”, a qual abriu um pedido pela retirada da imagem porque ela fere a lei da laicidade no país.

Em seu comunicado, a diocese lamenta a decisão, descreve a situação como surpreendente para católicos e não católicos e, evoca também, o “sectarismo do pedido da associação”.

A diocese afirmou à agência Aleteia que nos últimos dias recebeu muitas mensagens de várias partes do país “(reações) que mostram ao mesmo tempo a raiva, a dor e a incompreensão que esta decisão suscita”.

Contudo, a diocese explicou que não pretende inflamar ainda mais a discussão. Ao contrário, ela pede pela calma e convida os envolvidos a acharem uma “alternativa intermediária”.

A diocese sugere, por exemplo, a criação de uma associação para acolher a imagem de Nossa Senhora, que deverá ser removida.

A imagem de Nossa Senhora em Flotte-en-Ré foi erigida como um ex-voto à Virgem, em 1945. Uma família decidiu erigir uma imagem de Nossa Senhora em agradecimento pelo retorno de dois soldados da Segunda Guerra, pai e filho.

A Associação Livre Pensamento pediu a remoção da imagem alegando que ela fere a lei de laicidade de 1905, sobre a separação da Igreja e do Estado.

Em 12 de janeiro, a corte administrativa de Bordeaux confirmou a decisão inicial de remoção. O prefeito da comuna, Jean Paul Héraudeau, que se opõe à retirada da imagem, afirmou que o processo vai ser encaminhado ao Conselho de Estado. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas